VÍDEO: Anúncio de novo lockdown provoca protestos e violência no sul da Itália

Milhares de pessoas contrárias ao novo isolamento foram para as ruas em Nápoles e houve confronto com a polícia

VÍDEO: Anúncio de novo lockdown provoca protestos e violência no sul da Itália 2

Eram passados poucos minutos das 23h quando o Vincenzo de Lucca, governador da região da Campagna, sul da Itália, anunciou um novo lockdown para conter o avanço do coronavírus. A decisão gerou imediatamente uma revolta que tomou conta do centro de Napoles. 

Os protestos se arrastaram por toda a noite com a polícia tentando conter os manifestantes que reagiram lançando pedras e usando containers de lixo como barricadas. A polícia reagiu lançando bombas de efeito moral mas não bastou. Carros da polícia foram apedrejados e queimados enquanto os mentores dos protestos incitavam a rebelião através de uma transmissão ao vivo no facebook. A manifestação percorreu todo o centro histórico de Napóles, cidade profundamente marcada pela falta de oportunidades de trabalho, condição que se agravou com a chegada da pandemia. Os manifestantes tinham como objetivo chegar à sede da região Campagna mas a polícia montou um esquema especial para impedir que chegassem até o local. 

Duas faixas com a escrita “tu ci chiudi e tu ci paghi” – tu nos fecha e tu nos paga”, fazendo referência ao fechamento das atividades comerciais e à ajuda emergencial que os napolitanos consideram insuficiente e que foi paga pelo governo com muito atraso. 

A maioria das pessoas que participaram do evento estavam sem máscaras e os que cobriam o rosto, o faziam por motivos que nada tinha a ver com o risco de contágio. 

“Essa noite assistimos a verdadeiros comportamentos criminais no confronto da polícia. Nenhuma condição de dificuldade econômica ou social pode legitamar e justificar a violência”, afirmou o delegado chefe de Napoli, Alessandro Giuliano. 

A polícia identificou e prendeu duas pessoas.

fonte: Rai 

VEJA AS FOTOS: