Somente o vidro blindado colocado pela segurança do Museu do Louvre em Paris, impediu que a barbaridade se transformasse em uma catástrofe completa. Duas manifestantes pelos direitos a alimentação saudável e sustentável jogaram sopa contra o quadro mais famoso e importante do planeta. A obra Mona Lisa de Leonardo Da Vinci foi alvo neste domingo de um ato de vandalismo que já tem precedentes. Em 2022, uma pessoa jogou uma torta de creme també se espatifou no vidro que protege a obra.
A obra não sofreu danos, mas a adminstração do Louvre teve que esvaziar o local para que tudo fosse limpo, antes de as visitações prosseguirem.
O ato foi reivindicado pelo grupo Foods Resposte que acusa o governo francès de violar seus compromissos climáticos e também a criação de um sistem de saúde equivalente ao estatal.
Na semana passada, o governo anunciou medidas que não agradaram os agricultores. Entre as reivindicações dos agricultoes estão o fim dos impostos sobre combustiveis usados por veículos agrícolas.