VÍDEO: Prainhas de Porto Rico ficam submersas por causa das chuvas

Autoridades advertém para o aumento dos riscos para banhistas e condutores de embarcações.

Imagens gravadas no Posto 18 - em Porto Rico - mostram praças, bancos e casas submersas. 

As chuvas que se abatem nos últimos dias na região noroeste do Paraná fizeram o nível do Rio Paraná subir rapidamente causando o aumento da vazão nos vertedouros da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera em Rosana (SP).

A consequência direta dessa enorme quantidade de água descendo o rio é que as chamadas prainhas da cidade de Porto Rico praticamente sumiram. Ontem, 16, a tarde, restava apenas uma pequena faixa de areia e a previsão é que durante o período de Carnaval o balneário praticamente desapareça até que a vazão da hidrelétrica diminua com o fim das chuvas.

A prainha de Porto São José também já sofre as consequências da cheia. A faixa de areia do local diminuiu bastante e os coqueiros estão embaixo d’agua.

O Simepar informa que há previsão de quase 100mm de chuva até o dia 2 de março, quando finalmente começará um novo período de estiagem.

Segundo o Portal da Cidade de Loanda, a orientação do Corpo de Bombeiros aos banhistas é que só acessem áreas protegidas pelos guarda-vidas. Já aos condutores de embarcações, o alerta é para que redobrem a atenção ao navegar, por conta do aumento da correnteza e de objetos que podem estar sendo arrastados ou escondidos pela água, como troncos e galhos.

Imagens gravadas no Posto 18 – em Porto Rico – mostram praças, bancos e casas submersas.