O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, está na Itália para representar o governo brasileiro na 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar (CSA), realizada na sede da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma.
Nesta segunda-feira (21.10), a partir de 11h30 (horário local), o ministro participará de painel que defende o fortalecimento das respostas coordenadas às crises alimentares, no qual serão abordadas iniciativas internacionais de combate à fome e à pobreza.
Além de compartilhar os principais objetivos de cada uma dessas iniciativas, os painelistas refletirão sobre como aumentar ainda mais as sinergias com o CSA em direção ao objetivo compartilhado de erradicar a fome e todas as formas de desnutrição.
Em sequência, a partir de 13h30 (ainda no horário de Roma), Wellington Dias representará o país em evento paralelo à plenária, proposto pelo governo brasileiro, no intuito de debater ações e instrumentos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
A Aliança Global foi discutida e pactuada com todo o G20, em julho deste ano, no Rio de Janeiro. Apesar de ter nascido do G20, a iniciativa é aberta a todos os países e todas as organizações que quiserem aderir.
É um mecanismo prático para angariar recursos financeiros e conhecimento onde são mais abundantes e canalizá-los para onde são mais necessários, apoiando a implementação e a ampliação da escala de programas eficientes em reduzir a fome e a pobreza em todos os continentes.
Ao longo do dia, Wellington Dias ainda terá reuniões bilaterais com líderes e representantes de outros países, realizadas na FAO. A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, e a secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, integram a comitiva brasileira com o ministro.
Comitê de Segurança Alimentar Mundial
A 52ª Sessão Plenária do Comitê de Segurança Alimentar (CSA) será realizada entre os dias 21 e 25 (segunda e sexta-feiras), em Roma. Neste ano, a Plenária celebrará o aniversário de 50 anos do CSA e os 20 anos das diretrizes voluntárias em apoio à realização progressiva do direito à alimentação adequada no contexto da segurança alimentar nacional.
Além dos órgãos de governos, participam das discussões representantes do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Programa Alimentar Mundial (PMA), da Cúpula da Nutrição para o Crescimento (N4G), dos Sistemas Alimentares da União Africana, da Segunda Conferência sobre Reforma Agrária e Desenvolvimento Rural, entre outros grupos dedicados a trabalhar no tema da segurança alimentar e nutricional.
Assessoria de Comunicação – MDS