Terá sido quase uma hora de conversa por telefone naquele que foi o primeiro contacto anunciado entre os presidentes ucraniano e chinês desde o início da guerra na Ucrânia.
Volodymyr Zelenskyy revelou que se tratou de “um diálogo longo e significativo” e que esta conversa com Xi Jinping, “assim como a nomeação do embaixador ucraniano na China, vão dar um grande impulso ao desenvolvimento das relações bilaterais”.
Recorde-se que Pavlo Riabikine vai ocupar funções diplomáticas em Pequim, que estavam sem titular desde fevereiro de 2021.
O presidente chinês terá realçado que defende a paz e as negociações “desde o início”. O seu governo anunciou que vai enviar um emissário para a Ucrânia com o propósito de procurar uma “solução política”, salientando que o princípio da integridade territorial é fundamental.
Isto após ter publicado em fevereiro um esboço de um plano de paz que, entre outros, não previa a saída das tropas russas.
Os laços políticos e económicos com Vladimir Putin têm vindo a estreitar-se, trazendo receios de uma entreajuda militar. EURO NEWS