A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) já está operando em sua plenitude o novo reservatório instalado em Paiçandu, no Noroeste do Estado. A unidade feita em aço vitrificado, de tecnologia alemã, tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água. Os recursos aplicados somam R$ 6,5 milhões e também viabilizaram a construção de uma estação elevatória e a implantação de cerca de 15 mil metros de rede.
Esta obra amplia o sistema de abastecimento local, mas, também, a integração ao sistema vizinho. Com a nova estrutura a Sanepar aumentou de 15% para 35% o volume de água destinado para Paiçandu a partir da captação no Rio Pirapó, passando pela Estação de Tratamento de Água de Maringá. Paiçandu conta com seis poços profundos, que já não atendiam a demanda da cidade.
“Nossa estratégia foi diminuir a dependência da produção dos poços, pois estes têm apresentado queda constante de vazão”, explica o gerente geral da Sanepar na Região Noroeste, Sérgio Portela.
Ele acompanhou de perto cada fase da obra, visitou os canteiros por diversas vezes com o prefeito Ismael Batista, inclusive, numa das vezes, com o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.
O prefeito afirma que os investimentos trouxeram grande benfeitoria para o município, sanando de vez a falta de água. “Nossa fala é em agradecimento à Sanepar e ao Governo do Estado por destinar este investimento, que não foi pouco, ao nosso município”, registra. ASC