O deputado federal Zeca Dirceu convidou o ministro Celso Sabino (Turismo) para visitar as principais atrações do Paraná, em especial Foz do Iguaçu, o segundo destino turístico mais procurado no País, além de Curitiba, litoral, e as cidades do Noroeste e Norte. “A região da tríplice fronteira é o principal portão de entrada do Mercosul e quer e está se tornando um hub (centro) aeroportuário e logístico, o que potencializa mais ainda o turismo, uma das principais atividades da economia da região”, disse o líder do PT na Câmara dos Deputados.
Zeca Dirceu agradeceu o ministro por incluir Foz do Iguaçu nas campanhas internacionais de divulgação do turismo brasileiro. Já estamos na prateleira de cima, divulgando o Paraná e Foz nas feiras internacionais na Europa e na América Latina e nas peças de campanha como recentemente na Times Square de Nova York”, disse.
Relatório da Embratur divulgado em julho coloca o Paraná como a terceira maior “porta de entrada” para turistas estrangeiros. Considerando dados de 2022, o estado só fica atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. “Foz do Iguaçu tem um potencial de investimento privado de R$ 5 bilhões na área, quase o dobro dos empreendimentos que estão sendo construindo”, completou.
Outras regiões
O deputado apontou as atrações do litoral e chamou a atenção para Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e a Ilha do Mel. Além do litoral, Zeca Dirceu apresentou o turismo rural, que abrange as regiões com pequenas propriedades rurais, como o noroeste, norte, oeste e sudoeste.
No mesmo sentido, Zeca destacou ainda de outras regiões. Sobre Londrina, Cascavel e Maringá, cidades grandes e planejadas e com aeroportos, relembrou que podem ser o destino ideal para receber eventos, por exemplo, do turismo empresarial e de negócios. “As três cidades têm estrutura para receber congressos, reuniões e eventos de grande porte com segurança e uma atmosfera acolhedora”, indicou.
“Além de possuírem festas tradicionais que encantam as pessoas”.
O líder do PT ainda relembrou as cidades históricas de Lapa, Antonina, Paranaguá e as cidades que vem desenvolvendo o ecoturismo como Sapopema, Sengés e Jaguariaíva, além de Ponta Grossa, Prudentópolis e Tibagi. E as cidades banhadas pelo lago da Itaipu onde a atração são os esportes aquáticos e a pesca, como Itaipulândia, Porto Rico, entre outras. ASC