O vice-prefeito Edson Scabora sancionou no final da tarde de ontem, 30, durante a Feira Maringá Criativa que está acontecendo no Mercadão Municipal, a Lei Municipal n° 11.682/2023, que institui o programa de Economia Criativa.
“O objetivo da lei é incentivar o setor voltado para produtos e serviços de valor intelectual, criativo e autoral com a criação de polos criativos, o conselho local e a feira municipal”, explicou o vice-prefeito que acumula a função de secretário de inovação e aceleração econômica. “Nossa missão como secretaria é essa mesmo, aquecer e acelerar a economia, permitir que as pessoas saiam da informalidade, produzam, vendam, empreguem e paguem impostos que depois devolvemos à população em forma de serviços”, completou.
Uma das formas de incentivo que a prefeitura vai poder oferecer através da Lei, é a concessão de espaços como o que o município mantém no Mercadão ou ainda através da cessão de espaços públicos para a realização das feiras. Um desses espaços é o pátio do Teatro Reviver que fica em frente ao Cemitério Municipal. Lá a Feira acontece toda terça. No Mercadão acontece da quinta a domingo.
“Para nós muda muito, agora nós somos tuteladas pela Lei”, diz Eloísa Silva que produz pipocas de vários sabores e cores, e em embalagens chamativas que estão fazendo um grande sucesso por onde ela passa.
“Além desse espaço que temos aqui no final do ano aqui no Mercadão, temos feira todas as terças-feiras na praça do Teatro Reviver Magó; estamos felizes porque com nossas vendas, também fomentamos a economia da cidade. Com a Lei, temos local e hora para trabalhar, e isso nos tira de FATO da informalidade” completou a comerciante que hoje foi chamada a representar todos os criativos que participaram da feira e assistiram a cerimônia de sanção da Lei.