Morreram mais crianças na Faixa de Gaza desde 7 de outubro do que em todas as guerras que eclodiram em todo o mundo nos últimos quatro anos. Quem o diz é o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA), Philippe Lazzarini.
Num post na rede social X, Lazzarini diz: “Esta é uma guerra contra as crianças. É uma guerra contra a sua infância e o seu futuro”.
Staggering. The number of children reported killed in just over 4 months in #Gaza is higher than the number of children killed in 4 years of wars around the world combined.
This war is a war on children. It is a war on their childhood and their future.#ceasefireNow for the… pic.twitter.com/tYwSNHecpy
— Philippe Lazzarini (@UNLazzarini) March 12, 2024
O post de Lazzarini é acompanhado por um gráfico, elaborado com base em dados das Nações Unidas e do Ministério da Saúde palestiniano em Gaza, que mostra o número de crianças mortas em Gaza de 7 de outubro a 29 de fevereiro e o número de crianças mortas em guerras nos últimos quatro anos.
Neste período morreram 12.193 crianças, enquanto só o conflito em Gaza já matou mais de 12.300. Lazzarini apelou a um cessar-fogo imediato, a bem das crianças de Gaza.
Às bombas, junta-se cada vez mais a fome, com o território a ser afetado por uma crise humanitária sem precedentes. Pela primeira vez desde a sua criação em 1948, Israel é acusado de genocídio perante o Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), o mais alto órgão judicial das Nações Unidas, devido às operações militares em Gaza. Uma sentença proferida em janeiro ordena a Israel que impeça a realização de atos que possam ser considerados genocidas e que tome medidas para garantir o fornecimento de ajuda humanitária aos civis em Gaza.