As ações contra a dengue programadas para acontecerem nesta sexta-feira (7) e sábado (8) em Maringá foram planejadas após a divulgação do 1º Levantamento Lira de 2025 da secretaria municipal de Saúde. O estudo havia identificado as regiões das UBSs dos residenciais Tuiuti e Alvorada I respectivamente com 4% e 4,01%, como as de maiores índices de infestação na cidade. Os dois dias de ações contra a dengue vão passar também pelas regiões das UBSs Paraíso, São Silvestre, Aclimação, Céu Azul, Internorte, Parigot de Souza, Guaiapó, Pinheiros, Piatã, Alvorada III e Morangueira. No mutirão que começa amanhã cedo, explica o secretário de Infraestrutura e Limpeza Urbana da Prefeitura de Maringá – Vagner Mussio, serão usadas informações obtidas através de mapeamento e georreferenciamento do lixo na cidade. Esse estudo, indicou além de Tuiuti e Alvorada I, outros locais que apresentam acumulos de lixo.
“Temos que usar a logística e a tecnologia a nosso favor, e é isso que estamos fazendo para irmos diretamente ao endereço onde há acúmulo de lixo”, explica o secretário.
“Mas não não será um ‘bota-fora’; as pessoas não devem descartar na rua nada nas calçadas, nem sofás, nem móveis, ou colchões”, alertou.
Mussio avisa a população que nesses dois dias (7 e 8) não haverá coleta de recicláveis na cidade porque todo o equipamento e pessoal do serviço público estará empenhado em fazer a limpeza.
“Depois dos dois dias de mutirão, vamos começar imediatamente nesses locais com roçadas, limpeza manual; será limpeza pesada, enquanto isso a equipe da secretaria de Saúde visitará as casas fazendo o trabalho de conscientização”, detalhou Mussio.
Ao passo que se fará toda a ação o secretário Mussio e também o prefeito Silvio Barros disseram a OFATOMARINGA.COM que esperam como resposta a conscientização, mas que se não resolver já vai estar todo mundo avisado que descartar lixo e resíduos irregularmente é crime ambiental e que a reincidência vai gerar multas.
“Com essa ação queremos dar exemplo, porque não podemos cobrar dos outros aquilo que a gente não faz no próprio terreno público. Vamos mobilizar toda nossa estrutura para limpar os terrenos que são da prefeitura. Quem não mudar de atitude pode ter certeza que vai ter uma surpresa”, disse o prefeito.
“Para evitarmos isso é conscientização; cidadania como o prefeito disse, e infelizmente mexer no bolso de quem continuará não respeitando a Lei. Precisamos fiscalizar e multar essas pessoas. Vamos fazer essa limpeza e depois disso não tem mais desculpa; vamos pegar pesado porque não podemos mais admitir que a prefeitura limpe um lugar com a população pagando essa limpeza, e depois alguém suje tudo de novo até ganhando dinheiro prestando serviços a terceiros”, anunciou Mussio.