Os deputados Evandro Araújo e Ricardo Barros aparecem nesta foto durante a cerimônia no HU de Maringá. Ambos usavam máscaras e estão em uma distância de segurança
O deputado estadual Evandro Araújo (PSC), publicou um video esclarecendo que após participar da cerimônia de repasse de recursos ao Hospital Universitário de Maringá na sexta-feira, 24, foi surpreendido com a notícia de que o deputado federal Ricardo Barros que também participou da cerimônia havia testado positivo para a Covid-19. Araújo diz em um vídeo postado nas redes sociais, que está em isolamento domiciliar aguardando o momento adequado para realizar o exame.
O deputado explica ainda em um áudio gravado para O FATO, que foi orientado por dois médicos especialistas a realizar o teste rápido somente após o quinto dia do contato com a pessoa contagiada, pois tal teste além de apresentar margem de erro muito alta, de quase 40%, se revela ainda mais ineficaz quando realizado no princípio de um possível contágio. Araújo não tem sintomas, mas seguindo recomendações médicas decidiu pelo isolamento, pois como se sabe, uma grande porcentagem de contagiados não desenvolvem sintomas.
Ouça o áudio explicativo do Deputado Evandro Araújo
O deputado deve realizar o exame nos próximos dias, até lá, prossegue isolado em casa de onde participa das sessões da Assembleia Legislativa do Paraná que neste período acontecem em modo virtual. Ontem, 27, o deputado participou da sessão da Alep e falou sobre aos deputados sobre seu estado de saúde e também sobre a necessidade de investir no combate a essa doença e na rápida distribuição dos EPIs em todo o estado.
“Quando conversamos com o pessoal da saúde paira sempre uma incerteza. Essa doença ainda é muito desconhecida, tem um comportamento diferente em cada indivíduo, em cada organismo, daí a necessidade de oferecer toda a segurança para quem trabalha no combate ao vírus”, concluiu.
Veja o vídeo da participação de Evandro Araújo na sessão de ontem, 27, na Alep