As feridas que a pandemia deixou no setor de alimentação fora do lar e dos eventos estão quase curadas, mas as marcas de dor pelas perdas humanas e pelas dificuldades econômicas que todos passaram, não podem ser esquecidas e serviram de lição.
A fotografia foi traçada na manhã desta quinta-feira, 23, durante a Palestra Empresarial organizada pela Abrasel Noroeste. O presidente Rafael Cecato, reuniu mais de cem empresários do setor para um café da manhã no Armazém Restaurante da avenida Joaquim Moleirinho.
“Só em 2023, organizamos seis encontros como esse para discutirmos questões ligadas ao setor. A pandemia foi uma escola para a Abrasel. A duras penas, o empresário entendeu a necessidade de participar da associação para fortalecermos o setor. No início da pandemia tínhamos apenas 40 associados e hoje são mais de 140 só em Maringá. Estamos alargando a operação para cidades como Marialva e Campo Mourão, além de todas os outros municípios. A expectativa para o fim do ano é boa, e acreditamos que a Maringá Encantada trará muitos visitantes da região e turistas de fora, que vão ser muito bem recebidos em nossos bares e restaurantes”, explicou Cecato.
No encontro de hoje, cerca de cem empresários assistiram palestras com o advogado Maurício Santiago sobre questões ligadas às Leis Trabalhistas e também sobre Gestão de Negócios para o Setor de Alimentação Fora do Lar com o professor e consultor Nerildo Bezerra.
O vice-prefeito Edson Scabora também participou do encontro e disse “que a Abrasel é uma daquelas ideias que nasceram com incentivo do setor público municipal” e que a secretaria de Aceleração Econômica, Inovação e Turismo, pasta que o vice de Ulisses dirige, está pronto para oferecer todo o suporte necessário para auxiliar o setor.
“A Abrasel é uma associação muito importante e esses encontros fortalecem o setor de restaurantes e bares, e atrai turistas para a cidade. O empresário percebeu que eles não são concorrentes, e que é possível trabalhar juntos e aplicar em outras atividades, soluções que estão dando certo em algumas realidades”, argumentou Scabora.
O empresário André Conde, proprietário do restaurante Casa de Nonna – Shopping Mandacaru, ainda não é associado da Abrasel, mas atendeu ao convite enviado pela instituição e já pensa em fazer parte do network que está trazendo benefícios para todo o setor.
“Gostei muito da organização do setor e me chamou bastante atenção os temas das palestras que nos ajudam a não cometermos erros por falta de conhecimento. A ideia de união, de coesão é saudável pois o sol nasce para todos e não somos concorrentes. As perspectivas do mercado para o fim do ano é bom, e acredito que a iniciativa da Abrasel vai ajudar muito a todos”, enfatizou Conde.
Enzo Berté – proprietário do Armazém Restaurante e cicerone da iniciativa, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que a atividade familiar começou em Cascavel há cerca de 16 anos, e há dois anos abriu as portas também em Maringá. O Armazém tem a missão de servir as pessoas; nós amamos servir as pessoas com o melhor que podemos dar. Enzo também exaltou positivamente as ações da Abrasel.
“A Abrasel é muito importante para nós. Juntos, empresários e fornecedores encontram soluções através de cursos e debates sobre questões que são fundamentais como as das palestras de hoje”.