Agricultores de toda a Europa protestam em Bruxelas

No dia da reunião dos ministros da Agricultura da União Europeia, os agricultores fazem ouvir os seus protestos e houve já confrontos.

FOTO: REPRODUCÇAO EURO NEWS

No dia em que os ministros da Agricultura dos Estados-membros da União Europeia se reúnem em Bruxelas, agricultores de vários países foram protestar à capital belga, criando  caos nas estradas.

Houve já alguns confrontos com a polícia, que usou gás lacrimogéneo depois de um grupo de manifestantes ter rompido uma das barreiras policiais.

Os agricultores espalharam pneus nas ruas paralelas às sedes europeias e incendiaram-nos, mas os canhões de água da polícia apagaram os fogos.

Barreiras de betão e arame farpado foram erguidas à volta da sede da Comissão Europeia. Barreiras como aquelas que os agricultores dizem existir entre os que trabalham a terra e os que decidem nas instituições europeias.

Diz Marieke Van De Vivere, agricultora belga da região de Gent: “Gostaríamos que fossem sensatos em relação a nós, que viessem trabalhar conosco no campo durante um dia, ou tratar dos cavalos ou dos animais, para verem que não é muito fácil para nós devido às regras que eles nos impõem. É por isso que queremos falar com eles”.

Muitos sentem que o trabalho na terra está a morrer de morte lenta. Este protesto é o mais recente de uma série de manifestações de agricultores em toda a Europa. No início deste mês, uma manifestação semelhante tornou-se violenta quando os agricultores incendiaram fardos de palha e atiraram ovos e foguetes à polícia, quando decorria a cúpula dos líderes europeus.

euro news