ALEP: Lança campanha “Tampinha Solidária”

ARTE;Vinícius Leme/Alep

Preservação do meio ambiente, reciclagem e ação social. Esse é o objetivo da campanha “Tampinha Solidária” que será lançada na próxima terça-feira (02), às 13h30, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná, em parceria e benefício ao Asilo São Vicente de Paulo, de Curitiba.

Coordenada pelo grupo de Ações Solidárias do Legislativo paranaense, a ação atende uma solicitação do asilo e visa beneficiar mais de 150 idosas atendidas pela instituição com fraldas geriátricas. O objetivo da campanha é arrecadar tampinhas plásticas de todo tipo que serão doadas ao Asilo São Vicente de Paulo, para a compra de fraldas geriátricas. A cada um quilo e meio de tampinhas o projeto consegue comprar uma fralda.

“É solidariedade e sustentabilidade ao mesmo tempo. É um gesto simples de arrecadar tampinhas plásticas que iriam para o lixo e agora vão se transformar em fraldas geriátricas beneficiando muitas idosas que vivem no Asilo São Vicente de Paulo”, explica a coordenadora do grupo, Rose Traiano.

A ideia da parceria, comenta, surgiu de uma conversa com o padre José Aparecido Pinto, diretor geral do Asilo e que celebra missas semanalmente na Casa de Leis. “Ele falou das necessidades da instituição e de como podíamos ajudar. Assim aderimos ao projeto e vamos desenvolver ele aqui na Casa de Leis”, disse, ao ressaltar que o grupo está aberto para o recebimento de outras solicitações ou demandas de apoio, encaminhadas pela sociedade para atender comunidades em situação de vulnerabilidade social ou em projetos sociais.

“Precisamos de campanha, sem campanhas é insustentável e muito difícil nos mantermos. E campanhas como esta, em parceria com a Assembleia Legislativa, vem ajudar em dois momentos: na questão do meio ambiente e na questão social. Porque é dentro dessa campanha que as pessoas vão fazer a coletas e guardar essas tampinhas que vão se transformar em fraldas geriátricas”, afirma o padre José Parecido.

Ele ressalta que campanhas como estas fazem a diferença já que as idosas utilizam mais de 19 mil fraldas geriátricas por mês e o custo é elevado – algo superior a R$ 42 mil. Mensalmente, a instituição como um todo tem um custo médio de R$ 1,2 milhão.

Como doar e o que descartar

Quatro coletores de arrecadação serão espalhados pela Casa de Leis para que funcionários e colaboradores possam fazer as doações.

Além de tampinhas de garrafa pet também podem ser doados outros tipos de tampas plásticas como as usadas na cozinha (margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó); na área de serviço (amaciante, sabão líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente); em produtos de higiene (shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido) e outros como de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta, canetinhas.

Asilo São Vicente de Paulo

Localizado em Curitiba, o asilo é uma instituição sem fins lucrativos e referência nacional no atendimento e na promoção da qualidade de vida e no resgate à dignidade da pessoa idosa.

Atualmente é responsável pela garantia do bem-estar de mais de 150 idosas, com atendimento de longa permanência que é dirigido a mulheres que possuem graus diferenciados de limitações, autonomia e independência e demandam cuidados específicos.

Ele foi fundado em 1926 e é mantido pela Ação Social do Paraná (ASP), instituição que atua desde 1944 nos eixos da Assistência Social, da Educação e da Segurança Alimentar e Nutricional. O local também mantém um programa institucional, “Centro Dia”, que engloba a sociabilização entre os idosos frequentadores e as acolhidas. Conta também com participação de trabalho voluntário. Informações pelo telefone (41) 3313-5353. ASC/ALEP