Quem vê o deputado Alexandre Curi (PSD) aos seus 46 anos circulando pelos salões, gabinetes e plenários da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná percebe o passo da serenidade de um veterano na pele de um jovem, que agora tem a missão de conduzir o Poder Legislativo do Estado do Paraná. Entre a maioria dos deputados é difusa a idéia de que Curi, é mesmo a representação do início de uma nova era. O novo presidente da Alep concedeu entrevista em seu gabinete a Ligiane Ciola de OFATOMARINGA.COM. Ao mencionarmos O FATO que ele repete em parte o trajeto do avô e falarmos de legado, Curi diz que aprendeu com o avô a ser humilde e respeitar o povo. “Tive a oportunidade de trabalhar ao lado de meu avô quando ele cumpria seu 5º mandado, e mesmo sabendo que hoje vivemos um momento diferente, em que a política é mais ágil e moderna e que busca oferecer à população um Poder Legislativo transparente e sustentável economicamente”, argumentou o presidente.
Dos recursos que o orçamento do Estado designa ao Legislativo, o novo presidente anuncia que projeta devolver cerca de R$ 500 milhões ao cofres do Executivo. Ao comentar O FATO que a composição do Parlamento paranaense é amplamente favorável ao Executivo, Alexandre Curi disse Ratinho sempre respeitou a independência dos Poderes, e que O FATO que o governador tem 42 dos 54 deputados em sua base, é um motivo a mais para que esse respeito sem mantenha. “Eu vou manter essa independência dentro de uma relação de harmonia com o governo porque é fundamental para o desenvolvimento do estado”, explicou
Na entrevista que se pode ver no corpo dessa matéria, Curi fala também da intensificação do projeto das Assembleias Itinerantes. O projeto que é de autoria dele, já chegou a quinze sessões, atingindo 250 mil pessoas de 200 municípios, recebendo mais de oito mil sugestões que aos poucos estão se materializando através de projetos e requerimentos. “Em 2025 já visitamos Cascavel, fomos a Foz do Iguaçu no Encontro dos Prefeitos das 399 cidades promovido pelo Governo do Paraná, já temos agenda na cidade de Maringá, Paranavaí, Umuarama, Londrina, Telêmaco Borba. No segundo semestre queremos além dessas, realizar outras quinze assembleias em cidades do estado”. Curi anunciou também que levará as sessões itinerantes aos bairros de Curitiba e frisou, “que em alguns casos, são bairros com populações maiores do que muitas cidades do Paraná”. Em conclusão Curi diz que sua gestão acontece num momento que o estado vive seu momento mais feliz porque comemora índices como o maior crescimento econômico entre todos os estados da Federação.