O renomado jornalista Ariel Palacios, correspondente da Rede Globo e da Rádio CBN em temas políticos sobre a América Latina, esteve em Maringá na tarde desta segunda-feira (28) para apresentar seu segundo livro.
“América Latina – Lado B” explora histórias bizarras de líderes políticos eleitos, ditadores e até monarcas da América da Latina a partir das datas de independências de cada nação. Por trás dos contos pitorescos como o do presidente mexicano Antonio López de Santa Anna que em 1838 realizou um funeral para a própria perna amputada, Ariel traz à tona informações importantes sobre governos que têm como característica principal o populismo.
Para o jornalista, as extravagâncias presentes em atos, decretos e no modo de governar dos sujeitos retratados refletem exatamente o modo coletivo de pensar das populações latinas das Américas, que externam através do voto ou de apoio no caso das ditaduras, sempre o ponto de vista emocional das pessoas.
“A gente vê uniformidade de ação no populismo de direita, de esquerda e de centro, ou seja, quem está no poder explora o lado emocional do povo, apelando a aspectos mais primitivos das pessoas, ao ódio, ao amor, ao culto ao líder, àquela idéia do salvador da pátria que promete milagres que depois não acontecem, mas aí surgem outros iguais com novas promessas e o povo os continua respaldando do mesmo jeito”, argumenta Ariel.
O livro de Ariel Palacios é editado pela Globo Livros, tem 446 páginas e é prefaciado pelo jornalista Guga Chacra.
Depois de Maringá, Ariel Palacios prossegue apresentando seu livro em outras cidades. Nesta terça-feira (29) as 19h, o evento será na OAB de Londrina; na sequência ele segue para Curitiba, e enfim para Santos onde participará da Feira do livro da cidade praiana.