Amusep realiza eleições dos consórcios de Gestão e Saúde

Os consórcios Pró-Amusep de gestão e Cisamusep de Saúde definem presidencias e diretoria dia 7 de dezembro em Santa-Fé.

Amusep realiza eleições dos consórcios de Gestão e Saúde 1

foto: Google Maps - Ambulatório Cisamusep de Maringá vai ganhar marquise para proteger os pacientes que esperam por atendimento.

No dia sete de dezembro, em Santa Fé, serão realizadas as eleições para as próximas diretorias da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep); e dos consórcios públicos intermunicipais de Gestão (Pró-Amusep); e de Saúde (Cisamusep). A definição da data ocorreu durante reunião mensal de prefeitos das cidades das áreas de abrangências das três instituições. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), na sede da Amusep, em Maringá.

 

O presidente da Amusep, prefeito de Santa Fé, Fernando Brambilla, explica que o colégio eleitoral da Associação e dos dois consórcios são os 30 prefeitos das cidades da região.

 

 

Fernando Brambilla – Presidente da Amusep

 

“A cada dois anos, temos as eleições para as diretorias das três instituições. Então, é comum realizar os pleitos em uma só data e local”, destaca Brambilla

 

 

 

 

 

Responsabilidades

Na Amusep, o mandato é de um ano. No Pró e no Cisa, de dois. A Associação tem a missão de fazer a articulação política, e de promover a capacitação e o aprimoramento profissional dos gestores. Além de manter um Departamento de Arquitetura e Engenharia, que é responsável pela elaboração de projetos para as prefeituras.

Hoje, a principal função do Pró-Amusep é administrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Norte Novo. Para o próximo ano, o Consórcio tem o objetivo de iniciar o trabalho de licenciamento ambiental. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Doutor Camargo, Édilen Henrique Xavier, o Mineiro.

A missão do Cisamusep é realizar consultas médicas, exames laboratoriais e cirurgias de baixa complexidade. Também, é responsável pela gestão de programas oficiais de Saúde dos governos do Estado e Federal. O mandato é de dois anos. O atual presidente é o prefeito de Ourizona, Manoel Rodrigo Amado.

 

Prestação de Contas

Durante a reunião mensal, o presidente da Amusep apresentou um levantamento preliminar da prestação de contas da Gestão 2022. Foi mostrada, ainda, uma projeção dos custos fixos e variáveis, e dos investimentos previstos para 2023. “Levamos um panorama geral para os prefeitos terem conhecimento da saúde financeira da entidade e as perspectivas que o próximo presidente tem no horizonte”, ressalta Brambilla.

 

Turismo

Outra decisão dos prefeitos foi aprovar o aporte financeiro da Amusep na Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Setentrião Paranaense (Adetur). A entidade será criada no próximo dia 24 de novembro, durante assembleia a ser realizada na Casa do Criador, localizada no Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá. A missão da Agência será administrar a Instância de Governança Regional (IGR) “Encantos dos Ipês” e trabalhar pelo fortalecimento da atividade turística nos 30 municípios da área de abrangência da Amusep, mais Jardim Olinda.

 

Marquise

Na reunião, o presidente do Cisa anunciou, ainda, a construção de uma marquise no prédio do Centro de Especialidades do Consórcio, para proteger e proporcionar mais segurança aos pacientes. A obra, reivindicação antiga, principalmente, por causa dos dias chuvosos, está autorizada e os recursos para a execução garantidos pelo Governo do Paraná.

 

Novidade

Também foi destacada a renovação da frota de ambulâncias do Samu, e a novidade do Serviço, que é disponibilizar bolsas de sangue para transfusão no helicóptero que presta atendimento em casos mais graves. É uma iniciativa pioneira no Brasil, adotada para preservar a vida de pessoas, que sofrem hemorragias, provocadas por traumas frutos de acidentes, principalmente, de trânsito. ASC/Amusep