Os comandantes do Terceiro Comando Regional, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal; do Quarto Batalhão, ambos com sede em Maringá, major José Renato Mildemberger Júnior; e da Nona Companhia Independente da Polícia Militar (PM), com sede em Colorado, major Erivelto Ferreira Coelho, vão participar da reunião mensal dos prefeitos das cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense. O encontro, que marca o início das atividades da Amusep, em 2023, será realizado nesta sexta-feira (10), a partir das 8h30, na sede da entidade, em Maringá.
De acordo com o presidente da Amusep, prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, a presença dos comandantes da PM é para ampliar o debate sobre as estratégias de combate à criminalidade e as propostas para ampliar a segurança nos 30 municípios da região. “Temos que manter o diálogo e um canal de comunicação permanente com os responsáveis pelas forças públicas”, destaca.
UEM
O novo reitor da Universidade Estadual de Maringá, professor Leandro Vanalli, também, vai participar da reunião. Ao lado da vice-reitora, professora Gisele Mendes, ele assumiu o comando da UEM no dia 10 de outubro do ano passado. “A UEM é parceira da Amusep em diversos projetos, como a Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT). Além de administrar o Hospital Universitário (HU), que é a nossa referência para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Piso Salarial
Outro assunto da pauta do encontro são os pisos salariais para a Enfermagem e o Magistério. Desde o ano passado, a regulamentação do piso da Enfermagem e os reajustes para os professores têm provocado diversos debates, por causa de diversos detalhes que implicam na adoção dos novos valores. Principalmente, os relacionados às fontes de receitas e repasses da União para que os municípios possam fazer frente ao que determina a legislação.
Calendário
Durante a reunião, os prefeitos vão definir, ainda, o calendário das atividades para o ano de 2023. Vão estabelecer as datas e os horários dos encontros mensais e as propostas para os eventos itinerantes. “Vamos planejar as ações para que os prefeitos possam se programar e reservar a agenda para as reuniões da Amusep”, comenta Bernardo. ASC