As respostas que Maringá queria após a divulgação dos clamorosos dados do boletim do Coronavírus de ontem, 26, e repercutidos no Editorial de O FATO MARINGÁ, foram amplamente exauridas pelo Secretário de Municipal de Saúde na coletiva de imprensa que aconteceu na tarde de hoje, 27, na sala de reuniões no térreo da prefeitura.
Reveja a apresentação dos dados atualizados e a coletiva do Secretário Jair Biatto:
Antes de responder as perguntas dos jornalistas Biatto apresentou novos dados coletados até as 12h de hoje.
PRIMEIRAS MORTES POR COVID-19 NO PARANÁ ACONTECERAM EM MARINGÁ
O secretário confirmou duas mortes por Coronavírus na cidade. As vítimas são um homem de 84 anos e uma mulher de 54 anos.
Esses são os primeiros óbitos registrados no estado do Paraná. Existe a suspeita que outras duas mortes podem ter sido por Covid-19 mas os exames ainda não ficaram prontos.
Maringá tem hoje, 9 casos positivos, um aumento de mais de mais de 100% nas últimas 24 horas.
O número de casos suspeitos também aumentou muito de quarta-feira, 25, até hoje, 27. Na quarta, o número de casos suspeitos era 39 com 9 pessoas em internação hospitalar, na quinta subiu para 59 e hoje chegou a 110; desse total, 60 estão em isolamento domiciliar e 50 estão hospitalizados.
Entre os hospitalizados, 31 são adultos, 18 estão em enfermarias e 13 estão na UTI.
O dado mais assustador do boletim provisório de hoje, fala de 19 crianças internadas com suspeitas de ter contraído o vírus, 14 das quais estão em enfermarias e 5 em UTI.
Jair Biatto explicou que o aumento substancial de casos suspeitos nas estatísticas nos últimos três dias, explica-se com a mudança de critérios para se considerar um caso como “suspeito COVID-19”:
“Todo indivíduo que procurar um hospital ou a unidade de atendimento UPA da zona norte e estiver com febre ou um dos sintomas do Coronavírus como falta de ar, será considerado um caso suspeito”, disse o secretário.