Assembleia Itinerante em Arapongas abre interiorizações do Parlamento em 2025

Créditos: Orlando Kissner/Alep

A Assembleia Legislativa do Paraná retomou o trabalho de interiorização do Poder Legislativo nos municípios do estado. A primeira edição da Assembleia Itinerante de 2025 retornou à Movelpar Home Show, nesta quarta-feira (5), com uma grande solenidade que aproximou os parlamentares de representantes da sociedade civil organizada, prefeitos, vereadores e, especialmente, da população de Arapongas e região.

Na sua primeira Assembleia Itinerante como presidente do Parlamento, o deputado Alexandre Curi (PSD) reafirmou o compromisso de estar mais próximo da sociedade paranaense e fortalecer a iniciativa lançada pela Mesa Executiva há dois anos. “No meu discurso de posse, afirmei que minha gestão levaria a Assembleia para perto da população do Paraná. Queremos permitir que aqueles que muitas vezes não podem ir até a sede do Poder Legislativo possam estar aqui, na Assembleia Itinerante, conversando com seus representantes políticos, trazendo sugestões, ideias e críticas. Esse é o nosso compromisso com a população do Paraná.”

O presidente do Poder Legislativo exaltou a importância da Movelpar Home Show, que reúne indústrias moveleiras, lojistas e profissionais do setor. A mostra é considerada uma das maiores do setor moveleiro do país, com foco na expansão e geração de negócios. “É uma satisfação estar presente nesta feira de móveis, que é tão importante para o Brasil e acontece aqui, em Arapongas.”

Curi destacou que, entre a edição de 2024 e a atual, a Assembleia avançou da 7ª para a 4ª colocação no ranking das Assembleias mais transparentes do Brasil. Além disso, aumentou o valor dos recursos devolvidos ao Governo, que foram transformados em grandes projetos sociais, e anunciou novas ações para a modernização da Casa de Leis.

Em 2024, Arapongas também foi escolhida para abrir o calendário do programa Assembleia Itinerante, que percorre o estado levando o Parlamento para perto dos paranaenses. O evento desta quarta-feira marcou a 16ª edição da iniciativa, que já passou por Londrina, Maringá, Paranaguá, Castro, Santo Antônio da Platina, Fazenda Rio Grande, Ponta Grossa, Irati, Dois Vizinhos, Arapongas, Francisco Beltrão, Telêmaco Borba, Paranavaí, Astorga e Ivaiporã.

O projeto encerrou seus dois primeiros anos de realização com mais de quatro mil sugestões e reivindicações recebidas de diversos setores da sociedade. Em todas as cidades, o objetivo principal é aproximar os parlamentares da população.

Representação

Representante do município na Assembleia, a deputada Flávia Francischini (União Brasil) estreou na Assembleia Itinerante como primeira vice-presidente da Casa de Leis, um posto inédito para uma mulher no Legislativo paranaense, no qual tomou posse na última segunda-feira. “É um orgulho ocupar este cargo. São vários acontecimentos em uma mesma semana, e eu fico feliz por poder estar aqui mais uma vez, prestigiando a Movelpar Home Show e mostrando que a mulher tem condições de ocupar o espaço que quiser.”

Natural do município, o deputado Pedro Paulo Bazana (PSD) destacou a importância do evento e da presença da Assembleia em Arapongas. “A Movelpar é uma feira gigantesca, uma marca do município. Ficamos muito felizes em trazer a Assembleia Itinerante mais uma vez para cá, para mostrar aos nossos deputados tudo o que fazemos no município e na região. Essa presença serve para acolher as demandas da população e apresentá-las aos deputados e ao nosso governador, Ratinho Junior”, afirmou.

“Vocês nos deram essa responsabilidade, e acho maravilhoso que a Assembleia venha até vocês para ouvir questionamentos e pedidos. Entre eles, recebemos três solicitações para a instalação da Procuradoria da Mulher em municípios”, contou a Procuradora Especial da Mulher na Assembleia, deputada Cloara Pinheiro (PSD), antes da solenidade. Ela abriu mão do seu discurso no evento em favor do emocionante depoimento da homenageada Elda Barros, que transformou a dor da perda de um filho em campanhas de incentivo à doação de órgãos.

Para o deputado Arilson Chiorato (PT), a iniciativa engrandece o Poder Legislativo e aproxima a população do interior do trabalho dos deputados. “Isso permite que conheçamos as necessidades do povo, ouvindo sugestões e críticas, além de participarmos de momentos importantes, como a Movelpar, um evento internacional que destaca o potencial moveleiro de Arapongas e da região”, afirmou. Ele acrescentou que o papel do político é cuidar da vida das pessoas, sempre colocando as ambições políticas em um plano secundário.

“Estamos praticamente abrindo o calendário da Assembleia e também as grandes feiras do estado aqui em Arapongas. A Movelpar é importantíssima, pois a cidade é a capital brasileira da produção de móveis, e isso é um orgulho para o Paraná”, afirmou o deputado Tercilio Turini (MDB). Ele adiantou que, entre as demandas recebidas, está a reivindicação da Prefeitura de Astorga pela duplicação da rodovia entre o município e Sabáldia.

Recém-empossado como parlamentar, o deputado Jairo Tamura (PL) participou pela primeira vez da interiorização. “A Assembleia está certíssima em trazer para Arapongas a primeira edição da Assembleia Itinerante do ano. Fico muito feliz em estar aqui representando o Poder Legislativo, atendendo os anseios da população e levando esclarecimentos sobre o que podemos fazer de melhor pelo estado.”

O deputado Cobra Repórter (PSD) definiu as homenagens como um reconhecimento do Parlamento à contribuição de todos para o desenvolvimento do município. Ele lembrou que “a Assembleia aprovou o projeto de lei que concede a Arapongas o título de Capital Moveleira do Paraná, e agora também é reconhecida como a Capital Moveleira do Brasil. Isso é muito importante, pois sabemos quantos empregos e recursos o setor moveleiro traz para a cidade.”

O deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade) reforçou a relevância da descentralização da Assembleia, destacando que cada deputado tem suas bandeiras e pautas, mas todos estão à disposição da população.

Já o deputado Denian Couto (Podemos) ressaltou que a principal razão de ser da Assembleia Itinerante é dar visibilidade e voz à população. “Nós, antes de tudo, temos de ser ouvintes atentos às demandas da sociedade. É uma oportunidade valiosa.”

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), considerou uma honra receber a Assembleia Itinerante. “É a segunda vez que isso acontece. Já no ano passado, trouxemos os deputados para perto da população. Sempre levamos nossas demandas a Curitiba, mas agora temos essa possibilidade aqui, pertinho. Então, é muito importante para Arapongas receber a primeira Assembleia Itinerante de 2025.” Ele ainda lembrou que já trabalhou na Movelpar como garçom, advogado, procurador e agora, como prefeito.

O ex-prefeito Sérgio Onofre exaltou o trabalho do novo presidente da Assembleia, Alexandre Curi, e destacou como um diferencial de Arapongas o fato de a cidade ter empresários formados e fortalecidos localmente.

O presidente da Câmara de Astorga, vereador Márcio Nicke, afirmou que é por meio do trabalho dos parlamentares que a cidade cresce. Ele também entregou uma homenagem aprovada por unanimidade ao casal Elenice Soares Azevedo e Neto Santos, grandes responsáveis pela Movelpar e também homenageados pela Assembleia.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social e Família do Paraná, Rogério Carboni, representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento, que contou também com a presença de prefeitos, vereadores, ex-prefeitos, ex-vereadores, autoridades e representantes de entidades e associações locais.

Homenageados

Durante a solenidade, um grande reconhecimento foi prestado a integrantes do setor moveleiro, tão importante para a economia, o desenvolvimento e a geração de empregos em Arapongas e região, além de personalidades e entidades locais.

Receberam menção honrosa, por proposição do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD), os representantes de diversas indústrias: Aramóveis, representada por Antônio Bandeira; Ferguile (diretor José Adilson da Silva); Gralha Azul Estofados (Marcelo Carandina); HB Móveis (Laércio Bortolloti); Jandaia Indústria Moveleira Ltda. (Valdeci Dario); Kits Paraná (presidente Evaldo Luís Arruda); Konfort Móveis (diretor comercial Rafael Guerra Lopes); Línea Brasil (diretor-geral Elio Sérgio Pavanato); Luciane Indústria Moveleira (diretor comercial Newton Renato Vannucci); Matrix Ind. e Com. de Móveis Ltda. (sócio e diretor comercial Leandro Bertanha Rufato); Newflex Indústria de Colchões Ltda. (sócio-administrador Erivelton Almeida dos Santos); Poquema Indústria e Comércio de Móveis Ltda. (diretor financeiro Nelson Poliseli); Prorelax (Marcos Daniel Peres e Elizabeth Maria de Oliveira Peres); Santos Andirá Indústria de Móveis Ltda. (José Roberto dos Santos) e Takei Estofados (Yoshimi Takei).

O primeiro secretário da Assembleia, deputado Gugu Bueno (PSD), escolheu homenagear o casal Elenice Soares Azevedo e Neto Santos, grande responsável pela idealização e consolidação da Movelpar. E ainda a A5 Importadora (na pessoa do diretor André Francisco Skowronski); a ADF Papel e Logística (CEO Alexandre da Fonseca); a Anjos do Brasil (sócio-diretor Claudinei dos Anjos); a Móveis Dacheri (Antônio Dacheri); a Dobuê Movelaria (sócio e diretor comercial Marcos Cezar Simoni, o Buxexa); a Gazin (Mário Valério Gazin); Hellen Estofados e Colchões (Davi Dias Bicaio); Indékes (Flávio Júnior Quadri); Notável Móveis (CEO Aristani Angonese); STI Máquinas (diretor Júlio Catalano) e a Umaflex Colchões (Wagner Xavier Ribeiro).

Os homenageados do deputado Alisson Wandscheer (Solidariedade) foram o médico Ricardo Akira Yaedu e o empresário Luiz Pontes de Oliveira.

Já o deputado Arilson Chiorato (PT) homenageou a entidade Comander, representada por Edna Garcia Gomes Ferreira, que acolhe vítimas de violência; a equipe do Canil do 10º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, representada pelo cabo Tiago Augusto de França, pelo sargento Luiz Gustavo Correia dos Santos e pelo tenente-coronel Robson Falk Vieira, acompanhados pelo cão Rin-Tin-Tin; e ainda a agricultora Maria Marta da Silva Lorenzini.

O empresário João Ângelo Tudino, da Combinare Estofados, recebeu o certificado das mãos do deputado Bazana (PSD), assim como o empresário do setor de transporte Luiz José Migliorini; Cláudia Elaine Munhoz Caobianco, Gean Felipe Caobianco e José Guilherme Frederico Munhoz, representando os Móveis Vila Rica; e o empresário do setor moveleiro Virgílio dos Santos Quintaneiro.

A lista da deputada Cantora Mara Lima (Republicanos) contou com o Conselho de Pastores das Igrejas Evangélicas de Arapongas (Conpai – pastor Abrahão Alves de Vargas); ao Hospital Norte Paranaense (Honpar – presidente Umberto Tolari); e ao presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Arapongas, pastor Josuel de Lima Crepaldi.

A deputada Cloara Pinheiro (PSD) aproveitou para homenagear três mulheres de destaque da região de Arapongas: a pioneira Édna Maria de Azevedo Kümel, Elda Barros, que é coordenadora de uma casa de acolhimento na cidade, e a diretora da Casa Lar, Florisa Vas Cheles.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (SIMA), José Lopes Aquino, e o empresário Marcelo Dias dos Santos foram homenageados pelo deputado Cobra Reporter (PSD).

Os homenageados do deputado Delegado Jacovós (PL) foram os empresários Leandro Gasot e Luiz Carlos Alvani, além do professor Hideraldo Trombeli.

O empresário Valdecir Dario e o ex-prefeito de Arapongas, Edson Hugo Manueira, foram homenageados pelo deputado Do Carmo (União).

Já a deputada Flávia Francischini (União) homenageou os ex-prefeitos José Aparecido Bisca e Sérgio Onofre da Silva, além do médico Dr. Dirceu Scolari.

O recém-empossado deputado Jairo Tamura (PL) homenageou a Associação Cultural e Esportiva de Arapongas (Acear), representada por Massanori Fukushima; os idealizadores da Balada Especial, evento realizado anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, Janeth Akemi Shibayama e Silvio Adriano Machado; além do padre Júnior Cesar dos Santos Pereira, da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico.

O deputado Tercilio Turini (MDB) homenageou Benedito dos Santos Pereira, referência do esporte na cidade; a pedagoga Camila Aparecida Ribeiro; e ainda o empresário Leandro Bertanha Rufato.

ASC/ALEP