Autistas precisam de mais espaços adaptados que favoreçam inclusão social”, afirma Indianara Machado

Presidente da Associação Maringaense de Autismo concedeu entrevista a OFATOMARINGA.COM em ocasião da abertura da Semana de Conscientização sobre o Autismo que começou nesta segunda-feira, 5, em Maringá.

A presidente da Associação Maringaense de Autismo – AMA – Indianara Machado da Silva não tem dúvidas. Os portadores de espectro autista precisam de mais espaços adaptados para poderem poderem participar em modo mais efetivo de tudo o que a sociedade tem a oferecer.

“Os autistas precisam de inclusão, porque eles tem dificuldades mas são muito capazes; eles só precisam que a sociedade lhes de oportunidades como a que aconteceu ontem, 2, quando um cinema de Maringá realizou uma sessão especial exibindo um filme respeitando características como volume do áudio mais baixo e luzes menos intensas. Para a maioria das pessoas que assistiram o filme neste domingo, foi a primeira vez em um cinema, e isso é uma oportunidade de lazer ímpar para os autistas que agradecem porque não precisam ficar sempre trancados em casa”, explica a presidente que na manhã desta segunda-feira, 3, participou da abertura da Semana de Conscientização do Autismo.

A programação completa da Semana de Conscientização do Autismo pode ser consultada clicando neste link

Indianara explica que a Semana de Conscientização é importante para levar informação à toda a população. “É preciso gerar mais conhecimento sobre o tema, até mesmo porque há famílias que têm pessoas em casa com transtorno espectro autista e não sabem, e há também muitas pessoas que nunca ouviram falar dos instrumentos e estruturas que auxiliam as famílias como já acontece na Clínica do Autista criada pela prefeitura de Maringá.