Butantan inicia entrega de vacina da gripe um mês antes do previsto e envia 5 milhões de doses ao Ministério da Saúde

Até abril, serão entregues mais 70,2 milhões de doses do imunizante, que será usado na campanha nacional de vacinação contra a influenza

foto: Instituto Butantan

O Instituto Butantan enviou nesta quinta (29) ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) as primeiras 5 milhões de doses da vacina contra influenza que serão usadas na campanha nacional de vacinação, que começa a partir de 25 de março. A entrega ocorre um mês antes do previsto – o prazo acordado com o Ministério da Saúde era iniciar as liberações dos lotes a partir de março –, o que vai permitir a antecipação da imunização dos brasileiros e brasileiras.

Até abril, outras 70,2 milhões de doses serão encaminhadas ao PNI; mais 6,6 milhões devem ser entregues em setembro, quando ocorrerá a campanha nos estados do norte do Brasil. Ao todo, o Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, entregará 81,8 milhões de doses do imunizante ao governo federal em 2024.
O vírus da gripe sofre mutações frequentemente. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) define as três cepas que irão compor os imunizantes para cada hemisfério, de acordo com os vírus que mais circularam no ano anterior. Em 2024, para o hemisfério sul, foram determinadas as seguintes cepas: A/Victoria/4897/2022 (H1N1); A/Thailand/8/2022 (H3N2); e B/Austria/1359417/2021 (B/linhagem Victoria).

“A vacinação contra a gripe é de extrema importância, sobretudo para idosos e pessoas com algum tipo de comorbidade. O vírus influenza ainda causa preocupação devido à capacidade de adaptação, além de facilitar as complicações para outras síndromes respiratórias. Antecipar os lotes desta vacina ao Ministério da Saúde reforça o compromisso do Butantan com a saúde pública da população brasileira”, afirma o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás.

O imunizante trivalente do Butantan é produzido com o vírus inativado e utiliza como matéria-prima ovos embrionados, que servem como incubadora para o vírus. Em 2021, a vacina entrou para a lista de imunizantes pré-qualificados da OMS, representando uma validação às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e aos processos de farmacologia, estudos clínicos, regulação, produção e qualidade envolvidos na fabricação do produto.

Sobre a influenza

A gripe é uma doença respiratória infecciosa aguda causada pelo vírus influenza, que circula em todo o mundo. Os casos são mais frequentes nos meses de outono e inverno, época em que ocorre a campanha de vacinação. Altamente transmissível, o vírus pode desencadear epidemias e até pandemias, como a registrada no ano de 2009 por uma cepa do vírus H1N1.

Os vírus que têm característica de circulação sazonal são os tipos A e B, que apresentam uma grande variedade de subtipos e linhagens. A cada ano, as cepas circulantes variam devido à alta capacidade de mutação do vírus, o que torna necessária a produção de novas versões da vacina.

fonte: Instituto Butantan