A Universidade Estadual de Maringá (UEM) comemora, na próxima semana, 55 anos de existência. As celebrações oficiais terão início na sexta-feira (8), com uma cerimônia no Auditório do Bloco C34, a partir das 16h30.
A solenidade que marca o início das comemorações é aberta a toda a comunidade acadêmica. Durante o evento, serão apresentados ao público o site oficial dos 55 anos da UEM e o selo comemorativo da data histórica. O reitor da UEM, Leandro Vanalli, e a vice-reitora, Gisele Mendes de Carvalho, estarão presentes, bem como demais autoridades, docentes, agentes universitários, estudantes e convidados.
Conforme o reitor, o aniversário representa um marco na história da Universidade. “É uma data muito importante a ser lembrada por toda a comunidade acadêmica, bem como motivo de orgulho para a sociedade ao nosso redor. São 55 anos da UEM, universidade tão protagonista nas transformações sociais e fundamental para o desenvolvimento de Maringá, do Paraná e de todo o Brasil. Temos muitas razões para comemorar. Parabéns aos servidores e estudantes que carregam o nome da nossa Universidade, e viva a UEM pelos seus 55 anos”, destacou.
Presidente da comissão responsável pela celebração dos 55 anos, a vice-reitora convidou a comunidade a acompanhar o calendário de comemorações pelo aniversário da UEM. “Com muita alegria, receberemos as pessoas para o início das celebrações no próximo dia 8. Será um ano histórico, produtivo e de muitas interações com a comunidade, de maneira que todas as comemorações sejam feitas em interlocução com nossos servidores e estudantes. Muitas novidades virão”, afirmou.
De acordo com a Reitoria, as celebrações pelo aniversário de 55 anos da UEM se estenderão até novembro do ano que vem. A programação prevê atividades culturais, campanhas interativas, cerimônias oficiais com a presença de autoridades e ações com a participação de servidores e estudantes. O calendário de eventos será divulgado em breve.
Uma história de 55 anos
Em 6 de novembro de 1969, a lei estadual nº 6.034 autorizou a criação oficial da UEM. Marco histórico para o sistema educacional de nível superior de Maringá, o ato integrou em uma única instituição universitária as três faculdades estaduais existentes na cidade – a Faculdade de Ciências Econômicas, criada em 1959, a Faculdade de Direito e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, ambas inauguradas em 1967. Somadas, as três entidades ofertavam um total de sete cursos de graduação.
A criação da UEM foi parte de um movimento mais amplo, que resultou na fundação de outras Instituições de Ensino Superior (IES) no Paraná, como as universidades estaduais de Londrina (UEL) e Ponta Grossa (UEPG).
À época, o então prefeito de Maringá, Adriano José Valente, desapropriou um terreno de aproximadamente 80 alqueires na Zona 7 da cidade e o destinou à instalação do câmpus universitário, onde hoje é o câmpus sede. As nomeações do primeiro reitor da UEM, José Carlos Cal Garcia, e de seu vice, Ayrton Pinheiro, inauguraram o início da liderança acadêmica e o compromisso com a excelência educacional que caracterizam a instituição até hoje.
Mais de meio século depois de sua fundação, a Universidade celebra sua consolidação entre as IES mais relevantes do Brasil. Em ranking publicado pela Folha de S.Paulo neste mês, a UEM foi considerada a melhor universidade estadual da região Sul e a quinta melhor do país.
Conforme a Reitoria, o trabalho árduo de servidores e alunos, bem como investimentos do governo estadual, tornaram possível a notável expansão da UEM. “Somos uma comunidade de 20 mil pessoas, aliadas aos quase 100 mil egressos, que fazem da nossa Universidade um grande patrimônio público do Paraná”, lembrou Vanalli.
Ao longo dos 55 anos de história, a Universidade formou profissionais em diferentes áreas do conhecimento – espalhados em diferentes partes do globo, os mais de 84 mil egressos da graduação levam o nome da UEM ao Paraná, ao Brasil e ao mundo.
Hoje, a UEM concentra uma comunidade acadêmica de aproximadamente 20 mil pessoas. Os mais de 15 mil estudantes, 1,5 mil docentes e dois mil agentes universitários dão vida, diariamente, a mais de 70 cursos de graduação e uma centena de oportunidades de pós-graduação, entre especializações, residências e cursos de mestrado e doutorado.
Com inserção regional, a UEM mantém excelência em atividades de ensino, pesquisa e extensão em praticamente todo o território do Paraná e oferta serviços gratuitos à população. Além do câmpus sede e do complexo de saúde, localizados em Maringá, a instituição abrange seis câmpus regionais, distribuídos por municípios da região Noroeste do estado – Cianorte, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Também há instalações voltadas à pesquisa e à extensão em Porto Rico e nos distritos de Iguatemi e Floriano.
“E estamos prontos para fazer mais. Temos trabalhado, como gestão, para que a cada dia, a UEM tenha ainda mais projetos e mais oportunidades de receber pessoas e transformar vidas, para continuar impactando positivamente todos os lugares onde estamos inseridos”, finalizou o reitor.
Aniversários
O aniversário da UEM, celebrado anualmente em 6 de novembro, é a mais antiga data comemorativa festejada pela comunidade acadêmica da UEM, mas não a única.
A segunda data marcante é comemorada em 28 de janeiro: nesta data, em 1970, a fundação de direito público da instituição foi criada por meio de um decreto estadual. Já em 11 de maio, celebra-se o reconhecimento federal da UEM pelo Ministério da Educação (MEC), consumado em 1976.