O Partido Progressista lança Silvio Barros como pré-candidato a prefeito de Maringá; e o PP vem de mãos dadas com Podemos, Republicanos e PRD; por enquanto.
Na festa de lançamento ontem (23) à noite no Buffet Vivaro, Ricardo Barros, irmão de Silvio e atual secretário de Indústria Comércio e Serviço do Paraná, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM, “que ainda espera a chegada de outros partidos”, e entre esses outros estaria o PL, que ainda não decidiu se vai com alguém ou vai só.
As convenções partidárias acontecem entre 20 de junho e 5 de agosto. É nesse período que além de referendar os nomes dos candidatos, os partidos também devem decidir sobre as coligações de campanha.
Se o nome de Silvio for ratificado, e ninguém duvida que será, aí sim, ele será o candidato, e se for eleito, será o primeiro politico a conquistar três mandatos como prefeito de Maringá. Silvio teve dois mandatos entre 2004 e 2012. Antes dele, o irmão Ricardo Barros foi prefeito entre 89 e 93, e antes ainda, o pai Silvio Barros governou a cidade entre 73 e 77. No total, a família Barros já detém quatro mandatos na prefeitura.
As 19h30, o enorme salão que meia hora antes estava vazio, e que parecia impossível lotar, já recebia 1,3 mil correligionários e apoiadores de Silvio Barros.
Entre os presentes, 96 deles eram pré-candidatos a vereador pelos partidos da futura coligação. Sentados nas primeiras filas, eles foram apresentados um a um, e suas imagens apareciam no telão ao vivo. Cada nome anunciado era acompanhado por aplausos; para alguns, mais acalorados.
Na entrevista que o pré-candidato do PP concedeu a OFATOMARINGA.COM, ele respondeu à pergunta de Ligiane Ciola que o questionou sobre o que ele não fez em suas administrações anteriores que o faz retornar à política por um novo mandato de prefeito. Silvio disse “que responde a chamado de Deus”, mas também ficou claro que a liberação mesmo, veio da família e da esposa Bernadete que esteve ao lado do marido durante todo o evento.
“Só vou ser prefeito se Deus quiser, porque se for para ser sem Ele querer, eu não quero ser”, disse Silvio.
“Tenho o coração tranquilo e estou consciente de que estou fazendo aquilo que é correto”, argumentou o pré-candidato do PP.
“Não era esse o nosso projeto de vida, mas fui convocado pela população que me pára nas ruas, semáforos e me pede para voltar, e por isso, agradeço minha família pela compreensão, porque não é simples; família de político sofre”, explicou Silvio.
Ricardo Barros invocou o empenho dos apoiadores e salientou que é importante que os adultos falem aos mais jovens sobre o irmão Silvio Barros. “Quem tinha 4 anos em 2012, ano em que o Silvio deixou a prefeitura, só o conhece de nome e não sabe o que ele fez pela cidade, por isso é importante que vocês falem do Silvio aos jovens”, disse Ricardo.
A ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti também participou do evento. Em seu discurso, ela salientou as qualidades do cunhado Silvio Barros. “O Silvio é reconhecido em muitos países do mundo pela sua capacidade técnica e pela sua visão de mundo mais humano fraterno e de cidades inteligentes, e sem duvida está preparado para essa missão”.
As eleições para prefeito em primeiro turno acontecem dia 6 de outubro; até lá o calendário eleitoral prevê prazos e períodos. Desde 15 de maio, pré-candidatos podem arrecadar fundos através de financiamento coletivo, mas não podem pedir voto, além de respeitarem as regras da propaganda eleitoral na internet.
Confira no link abaixo todos os prazos e períodos previstos no calendário eleitoral de 2024.
Na videorreportagem de OFATOMARINGA.COM, é possível ver momentos do evento de lançamento da pré-candidatura, a entrevista com o pré-candidato e com os protagonistas da noite.