A histórica Sala Cultural Joubert Carvalho viveu um momento muito representativo no início da noite desta segunda-feira, 15 de maio. Foi lá que aconteceu a assinatura simbólica do Edital Convite às Artes – da Secretaria Municipal de Cultura que financia 225 apresentações Culturais com a soma de R$ 650 mil.
A cerimônia de assintura era para começar as 18 horas, e começou, mas foi com um esquenta da cantora Viviane Foz, que cantou várias músicas, até Eliz, e foi para um público que como ela, é de artistas; tudo isso enquanto aos poucos a sala ia sendo ocupada. Eram músicos, atores, diretores, fotógrafos, pintores, artistas visuais.
As assinaturas, um ato político, de quem faz políticas públicas também foi um momento de apropriação. Foi unindo vários editais que nasceu o Convite às Artes; é essa foi obra do secretário Victor Simião. Mas não é só obra dele, e também de gente que como Bruno Reis – Gerente Administrativo, pode finalmente ver a superação de toda a burocracia necessária dos editais para dar espaço a quem vai subir ao palco.
Tem o superientendente Chico Pinheiro e o diretor de eventos e formação e músico Paulinho Schoffen que ajustam as luzes e os slides que serão projetados. Tem a acolhida de gente como o Antônio Tramarin que coordena o CAC com o simpatia e o sorriso nos olhos. É nesse tipo de ar que se respira a Cultura. Não quero esquecer de todos os outros profissionais da Semuc e da prefeitura, mas não vou citar por não ter anotado tudo.
Se nos mandarem, eu publico. Discursos defendem a gestão cultural e a abertura de Ulisses Maia; o prefeito sabe que há demandas suspensas como a aquisição do Teatro Plaza, a reabertura do Calil Haddad e o aumento de 1 para 2% nos recursos previstos no orçamento da secretaria de Cultura. Ulisses falou um pouco disso também, e até passe de ônibus garantiu que disponibilizar para a população que quiser assistir aos 225 espetáculos que ele quer ver com Casa Cheia. “Vamos trabalhar para oferecer Cultura a quem nunca veio ao Teatro; seja porque mora longe, seja porque não teve oportunida; O Convite às Artes tem essa missão”, disse o prefeito.
No final, teve a apresentação do Grupo de Dança Cirqueridum; eles, e Foz no início deram uma boa mostra das coisas boas que vem por aí. Em breve publicaremos a programação das apresentações.
Na lista dos contém 110 artistas. Veja os nomes deles clicando neste link:
Veja o vídeo que documenta os discursos do secretário de Cultura Victor Simião, do prefeito e do vice, Ulisses Maia e Edson Scabora, e de Rafael Marin, artista do setor da música