GRUPO
JAPÃO BATE A ESPANHA – 2 A 1
O Japão vira para cima da Espanha e pela segunda vez nessa Copa escreve uma zebra que entra para a história do mundiais. E ficou barato para os espanhóis que tomaram um tremendo susto quando na outra partida do grupo, a Costa Rica virou para cima da Alemanha fazendo 2 a 1, num resultado que tirava os hibéricos da Copa junto com os alemães do 7 a 1.
O Japão começou e jogou o tempo todo retraído e a Espanha que só precisava empatar para não depender de ninguém ficou com a bola o tempo todo, mas criou pouco, chutou pouco e só abriu o placar porque explorou em modo inteligente a linha de fundo aos 11 minutos e conseguiu chegar a um gol de cabeça com Álvaro Morata.
Com a bola nos pés o tempo todo e com o placar à favor, os espanhóis acharam que o jogo estava ganho e aos dois minutos do segundo tempo Doan que de bobo não tem nem a cara, soltou uma bomba que o goleiro Simon aceitou. Não era indefensável, mas foi um chute forte.
Seis minutos depois o Japão virou quando Doan chutou bola cruzada que atravessou toda a área alemã; a bola já ia saindo pela linha de fundo, aliás saiu, mas nem o VAR, nem o sensor eletrônico que verifica se a bola saiu detectaram, Mitoma que não tem nada com isso, tocou para trás e Tanaka antecipou o perplexo zagueiro alemão e empurrou para dentro. 2 a 1 Japão.
O resto foi só pressão da Espanha que escapa de ser eliminada só porque a Costa Rica que tinha virado em 2 a 1 contra a Alemanha acabou perdendo de 4 a 2.
Final, Alemanha pega o avião e volta para casa, a Espanha encara o Marrocos e o Japão enara a Croácia
GRUPO E
JAPÃO 6
ESPANHA 4 e saldo de gol de 6
ALEMANHA 4 e saldo de gol de 1+
COSTA RICA 3