A informação foi publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral e confirma as indiscrições que circulava no meio político. O candidato do PP – Carlos Alberto de Paula Junior, o De Paula, teve sua candidatura rejeitada pelo TSE e provavelmente não poderá concorrrer ao cargo nas eleições do próximo dia 15 de novembro. Caso se confirme o indeferimento da candidatura, o partido ainda poderá indicar um substituto.
Encabeçada pelo PP, a chapa que forma a coligação “A transformação voltará” conta ainda com o PSL, PSB, DC, MDB, SOLIDARIEDADE e PATRIOTA. O candidato a vice-prefeito da coligação é o empresário Roberto Grava do partido Patriota. Grava teve sua candidatura deferida e poderia eventualmente substituir De Paula nas eleições.
A decisão da juíza Ketbi Astir José, da 206ª Zona Eleitoral deu parecer positivo ao pedido da coligação “Sarandi não pode parar” – PSC e que tem como candidato o atual prefeito da cidade Walter Volpato. De Paula foi considerado inelegível porque o Tribunal de Contas da União reprovou contas do período em que ele foi prefeito da cidade; A decisão do TCE é definitiva e se concentra sobretudo em repasses de recursos para pavimentação no ano de 2009. Com a decisão, De Paula ficaria inelegível até 2023, mas ainda pode recorrer.
Os outros candidatos a prefeito de Sarandi tiveram suas candidaturas consideradas aptas e poderão concorrer.