DENGUE: Neste sábado tem mutirão em Iguatemi, Santa Isabel e Cidade Universitária

A ação integrada envolve as secretarias de Saúde e Fazenda.

arquivo: SESA

Os bairros Vila Santa Izabel e Cidade Universitária, na região Norte, e Jardim Marajoara, no distrito de Iguatemi, recebem mutirão de combate à dengue neste sábado, 25. Com a ação, realizada todos os sábados, a Prefeitura de Maringá tem intensificado as iniciativas para prevenção da doença, com foco principalmente em regiões com maior incidência da doença. Durante o sábado, agentes de combate às endemias (ACEs) farão vistorias em residências nas regiões para orientar a comunidade.
A ação integrada envolve as secretarias de Saúde e Fazenda. Além das vistorias dos agentes, durante a semana a Fiscalização Integrada notificará imóveis em situação de má conservação. No total, a mobilização contemplará 960 imóveis e 3.530 pessoas. “É uma estratégia importante e que estamos realizando todas as semanas para intensificarmos o combate à dengue. Dessa forma, atuamos na eliminação de possíveis focos do mosquito e na conscientização da comunidade”, afirma o secretário de Saúde, Clóvis Melo.
Na próxima quarta-feira, 29, a Prefeitura de Maringá realizará capacitação para profissionais de saúde sobre a dengue e outras arboviroses. O treinamento, voltado para médicos e enfermeiros da rede pública e privada de saúde, vai abordar aspectos relacionados ao atendimento de pacientes com dengue e chikungunya. As palestras serão realizadas no Anfiteatro da Uningá, das 8h às 18h.
Cuidados
A melhor forma de prevenir a dengue, chikungunya e zika vírus é evitar o acúmulo de água parada, onde o mosquito transmissor se prolifera. Entre as medidas que devem ser adotadas estão: fazer a limpeza do quintal e o descarte correto de materiais; fechar o saco plástico de lixo e manter a lixeira fechada; lavar a vasilha de água de animais domésticos; retirar a água acumulada de plantas; tratar a água de piscinas com cloro, entre outras ações.
ASC\PMM