Com o dever cumprido e com uma carreira de 35 anos coroada de prestações exemplares, o Coronel QOPM Ademar Carlos Paschoal deixou na manhã desta quinta-feira (21), o 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná somente porque vai para a reserva.
“São 35 anos de trabalho e saio com muita gratidão, lembrando de todos os momentos importantes, mas também dos momentos difíceis em que não faltou apoio de nossa tropa que sempre me foi leal, quanto da comunidade que nos ajudou a fazer com que a instituição Polícia Militar crescesse. Saio alegre, feliz e com agradecimento. A Dorecki desejo tudo de bom; eu sei que ele vai conduzir do melhor modo a corporação na região. Eu vou continuar por aqui, agora como cidadão civil maringaense ajudando de outras formas para contribuir para que nossa sociedade seja cada dia melhor”, disse o Coronel Paschoal.
A solenidade aconteceu na sede do Sicredi Dexis e foi prestigiada pelas mais altas autoridades de Segurança, incluindo o Secretário Estadual de Segurança Pública do Estado do Paraná, Coronel Hudson Leôncio Teixeira.
Paschoal deixa a corporação por uma exigência compulsória em respeito à Lei Geral da Polícia Militar e cede lugar ao Tenente Coronel, que em breve passará a Coronel, André Cristiano Dorecki. Ele deixa 8º Batalhão da Polícia Militar em Paranavaí onde estava desde 2022.
Dorecki entrou na PM em março de 1992; é Graduado em Letras Língua Portuguesa e Inglesa pela PUC-PR, pós graduado em Segurança Pública e Ética, Direito Militar Contemporâneo, Gestão Pública, Mediação de Conflitos, Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico, é Especialista em Polícia Judiciária Militar, Organização e Técnicas de Patrulhamento, Gerenciamento de Crises, Controle de Distúrbios Civis, Intervenções Estratégicas.
Como oficial superior ocupou os cargos de Gestor de Projetos junto ao Ministério da Justiça em Brasília e Comandante do Batalhão de Polícia de Fronteira.
Além do vasto currículo foi instrutor de abordagem e tiro policial, tática de confrontos armados, controle de disturbios civis e gestão de projetos.
Condencorado com as medalhas de bronze, prata e ouro, pelos 10, 20 e 30 anos de serviços prestados à PMPR, com a medalha de mérito da fronteira do estado do Paraná e de Rondônia, com a medalha do exército brasileiro e de mérito de ensino como primeiro colocado no curso superior de polícia.
“Recebi essa incumbência por parte da Corporação e da Secretaria Estadual de Segurança e a minha expectativa e oferecer o melhor serviço para a população da região de Maringá. Podem ter certeza que a equipe de trabalho que temos na região atualmente, é uma das melhores da PM, e que eles nunca vão deixar de se esforçarem ao máximo para oferecer segurança e tranquilidade à população”, afirmou o novo Comandante Dorecki.
O secretário estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Leoncio explica que a troca de comando e a ida de Paschoal para a reserva, acontece com naturalidade em razão do tempo de trabalho. “É um excelente oficial que deixou um legado na Polícia Militar, em especial na região noroeste do Paraná. Desejo a ele toda a sorte do mundo. Já o Coronel Dorecki, também o conheço de longa data, tem gabarito e capacitação para exercer a função à altura do cargo e dos relevantes serviços prestados por Paschoal”
O secretário trouxe uma notícia importante para a região. O projeto de criação do Batalhão de Polícia Militar em Sarandi já está pronto para ser enviado à ALEP para ser votado.
“Tenho certeza que será aprovado. É uma demanda antiga e que o Governador Ratinho indossa e apoia para que aconteça o mais breve possível”, concluiu o número 1 da Segurança Pública no Paraná.
O vice-prefeito Edson Scabora também participou da troca de comando. Ele disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que conhece muito bem o Coronel Paschoal, “desde os tempos em que ele atuava na Patrulha Escolar”, e que sua saída pode também ser uma oportunidade para a cidade que deve aproveitar toda o potencial e conhecimento para aplicar em prol da sociedade, agora em vestes de civil.
“A amizade que nos une é de muito tempo, mas chegou ao fim de um ciclo, e ele cumpriu sua missão em modo exemplar”, disse o vice-prefeito.
O Tenente Coronel José Renato Mildemberger – Comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar disse que jamais vai esquecer os tempos de trabalho junto ao Coronel Paschoal por mais de 30 anos. “É uma honra para mim ter trabalhado tanto tempo com o Coronel Paschoal. Estar neste momento de passagem, de despedida é uma grande satisfação. Desejo saúde e merecido descanso, na certeza que vai continuar servindo a sociedade maringaense como sempre fez”.
O inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal – Pedro Faria – chefe da Delegacia da PRF em Maringá, também participou da solenidade. Ele elogiou Paschoal e disse que sua saída só acontece porque existe normas que estabelecem a saída da Corporação após 35 anos de serviços prestados. “Eu o conheço bem, admiro, sei da competência e considero uma grande perda, mas o fará em modo diferente a partir de agora. Ao novo Comandante, nós da PRF desejamos muito sucesso e queremos dizer que pode contar com a Polícia Rodoviária Federal que vai sempre apoiar e trabalhar em sinergia com todas as outras forças de segurança”.