Dia da Capoeira é lembrado na Câmara Municipal de Maringá

Dia da Capoeira é lembrado na Câmara Municipal de Maringá
“Capoeira é Patrimônio Imaterial da Humanidade e tem que ser preservada”, disse o vereador Mário Verri (PT)
04/08/2022

Comemorado ontem (3), o Dia da Capoeira – patrimônio imaterial da humanidade, foi lembrado na manhã desta quinta-feira, 4, na abertura da sessão ordinária da Câmara Municipal de Maringá. O vereador Mário Verri (PT) convidou a professora Maria Vergínia Gonçalves para falar aos vereadores sobre o Projeto Social que oferece aulas gratuitas de capoeira. O Abrindo Gavetas comemora 20 anos de existência na cidade.

Após a fala da professora, o grupo da Associação Centro Cultural Sucena fez uma apresentação de capoeira no plenário.

A mestre Lisandra Sucena disse na entrevista que pode ser vista no vídeo abaixo que o desafio é preservar a Capoeira na cultura brasileira, porque um patrimônio imaterial precisa ser cultivado para que se mantenha vivo. “Se fala muito na evolução da Capoeira, mas a nossa luta é para a preservação porque é uma arte genuína, ancestral, por ser cultura popular e por ser um dos maiores símbolos da cultura de matriz Africana não só no Brasil, mas também em todo o mundo.

Além da apresentação do grupo de Capoeira, a Câmara sedia até dia 12 no Hall de entrada da Casa de Leis, uma exposição que mostra a Capoeira no Brasil, no mundo e também um pouco do trabalho do projeto Abrindo Gavetas.

“A Capoeira tem tudo a ver com a cidadania, com a inclusão social porque nesse ambiente quem tem condições econômicas paga e quem não tem não paga e vai praticar do mesmo jeito. É uma oportunidade que a Capoeira junto com todos os outros esportes de dar oportunidade para o cidadão participar, praticar esportes e a Capoeira não podia ficar de fora justamente porque é um patrimônio da humanidade”, disse o vereador Mário Verri.