O deputado maringaense da União Brasil, Rogério Do Carmo comentou a decisão da segunda turma do STF que na sessão da tarde desta terça-feira, 7, restabeleceu a eficácia da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o mandato do deputado estadual do Paraná Fernando Francischini (PSL), acusado de divulgar notícias falsas, em rede social, no primeiro turno das eleições de 2018.
Assim como já havia acontecido anteriormente, a decisão do STF afetou diretamente ao deputado maringaense que volta a perder seu mandato por perder os benefícios do voto de legenda já que os votos de Francischini segundo o entendimento da Justiça também perdem eficacia.
“Estou feliz pela batalha que travamos e pela visibilidade que demos a essa causa, e apesar de acharmos que se trata de uma situação juridicamente injusta, principalmente em relação ao meu amigo Francischini, mas nós vamos continuar firmes na luta”, disse Do Carmo em vídeo publicado nas redes sociais.
O motivo da cassação de Francischini pelo TSE foi a realização de uma transmissão ao vivo (live), por meio da rede social Facebook, no dia do primeiro turno das eleições de 2018, com a divulgação de notícias falsas sobre o sistema eletrônico de votação, e promovido propaganda pessoal e partidária. Para o TSE, a transmissão configurou abuso de poder político em benefício de sua candidatura.
leia também:
* STF derruba liminar de Nunes Marques, cassa Francischini e Do Carmo perde mandato de novo