O presidente da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Maringá, Evandro Castro usou a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 24, para divulgar as atividades da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência que começou dia 21 e segue até dia 27.
A banda formada por alunos atendidos pela instituição alegrou o ambiente legislativo e mostrou mais uma vez como o quanto é importante a existência da instituição.
O presidente disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que muita coisa boa aconteceu nas últimas décadas porque a discriminação à pessoa com deficiência foi combatida, mas que essa semana é uma oportunidade para continuar enviando informação à sociedade.
“Todos os dias recebemos crianças que passam a integrar nossa escola. Ontem mesmo recebemos mais três crianças, e uma delas tem apenas 9 meses’, diz Evandro;
Evandro explica que quanto mais cedo a criança começa a ser atendida pela instituição, mais rápído será a integração dela na família e na sociedade.
“A secretária de Saúde nos informa quando uma família vai ter um bebê com deficiência e a gente entra em contato com eles para que o trabalho de aceitação e integração à escola aconteça no momento adequado. É patente a diferença entre um bebê que entra na APAE e recebe a estimulação desde cedo, em relação às crianças que ingressam em modo tardio. No início, os pais resistem um pouco, mas depois eles percebem que não se trata de nenhum bicho de sete cabeças e que as crianças da APAE levam uma vida normal, inclusive com ingreso no mercado de trabalho quando entram na vida adulta”, explicou o presidente.
Apesar de todo empenho da instituição que em Maringá tem mais de 200 profissionais em seu corpo de atendimento, e que todo mundo reconheça o valor que esse trabalho tem para a sociedade, Evandro lembra que existe uma constante convivência com as dificuldades financeiras e que é difícil manter a qualidade no atendimento.
Entre as várias iniciativas miradas a suprir as necessidades econômicas da APAE, Evandro exalta a participação em eventos e a colaboração de um grande número de colaboradores e apoiadores da causa. Só isso porém não tem sido suficiente, porque a demanda é contínua e os recursos que a instituição recebe seja de orgãos governamentais, seja da sociedade civil são finitos.
É para aumentar a capacidade de enfrentar todos esses obstáculos que a APAE está lançando novas iniciativas como a contribuição através da conta de energia elétrica. A modalidade de ajuda pode ser vista na arte que publicamos à esquerda deste texto.
Além disso, existe também a Central de Doações, onde é possível fazer doações esporádicas e de qualquer valor.
O número da central de doações é (44) 98803 8919. Além disso, é possível doar também pelo PIX. Veja na arte abaixo.
Entre as principais atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, a APAE de Maringá destaca o Pic-Nic programado para o próximo sábado, 26, na sede da instituição de Maringá.
Para ver como chegar até á sede que fica na avenida
Pref. Sincler Sambatti, 8973 – Parque Industrial – clique neste link.