É FALSO que apertar tecla “confirma” antes do prazo anula o voto

É FALSO que apertar tecla “confirma” antes do prazo anula o voto

Um vídeo que circula nas redes sociais está causando confusão ao afirmar que a mensagem de alerta “Confira o seu voto”, exibida na parte inferior da urna eletrônica, logo após o término da digitação do número da candidata ou candidato, poderia anular o voto do eleitorado.

Segundo o autor da gravação, os dizeres com letras pequenas induziriam a eleitora ou eleitor ao erro para que a tecla “Confirma” fosse pressionada antes do prazo. De acordo com a gravação, a ação realizada no momento incorreto poderia fazer com que a urna eletrônica não computasse o voto digitado anteriormente. A informação é FALSA.

única forma de anular o voto é digitando um número que não existe e apertando a tecla confirma.

 

Mais tempo para conferência do voto

Nas Eleições Gerais de 2022, as eleitoras e os eleitores contarão com tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica. Este ano, serão escolhidos candidatos para cinco cargos.

Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “Confirma”) após um segundo do preenchimento completo dos números para cada cargo.

A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo.

O tempo a mais foi implementado justamente para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitorado confirme sem querer.  TRE/PR