A primeira reunião dos grupos delegados pelos prefeitos eleito Silvio Barros e em exercício Ulisses Maia, visando a transição de governo aconteceu na tarde desta terça-feira, 22, na sala de reuniões no térreo do paço municipal.
Ulisses e Silvio foram categóricos e unânimes sobre os objetivos dos grupos: “A população de Maringá não tem que se preocupar com a transição de governo porque precisa dos serviços e o objetivos das reuniões da comissão é justamente impedir que haja descontinuidade no atendimento”, disseram.
Antes do inicio da reunião, eles concederam entrevista à imprensa. Ulisses disse que a transição será democrática, harmônica e que os doze membros da comissão de seu governo fornecerão todos os dados que os doze componentes nomeados por Barros requisitarem.
“Hoje é tudo muito mais fácil, antigamente era necessário consultar um mundo de papéis e agora está tudo no Portal da Transparência; portanto os encontros servirão muito mais para que a nova gestão possa se ambientar com a nova realidade. Concordamos com Silvio que a razão principal para a realização da transição com antecedência, é evitarmos o risco que a população fique sem alguns serviços essenciais”, explicou Maia.
Barros confirmou as palavras de Ulisses, e disse que é “importante garantir que não haja descontinuidade nos fornecimento de serviços”. Ele usou o exemplo da compra de vagas nas creches particulares para atender todas as crianças da cidade. “Não podemos esperar para garantirmos vagas para todos, e por isso queremos acompanhar o processo desde já e contamos com a colaboração da gestão atual”.
Respondendo a uma pergunta de OFATOMARINGA.COM sobre a manutenção da recém criada secretaria da Pessoa com Deficiência, Silvio disse que não deve alterar nada antes de entender se as secretarias são necessárias ou não.
“Não vou alterar nenhum orgão da estrutura de governo atual; tenho sempre dito que não devemos derrubar uma cerca sem saber porque ela foi levantada; primeiro vamos entender porque essas secretarias existem, qual é a função de cada um desses orgãos, para depois decidirmos se queremos ou não fazermos alterações estruturais. Entendo que a prefeitura tinha objetivo de oferecer os melhores serviços à população através das secretarias existentes, e se assim for serão mantidas”, argumentou o prefeito eleito.
Os encontros das comissões acontecerão na antiga sede do Banestado na Avenida Paraná. Silvio pediu ao prefeito Ulisses de manter a imprensa informada sobre possíveis novos encontros como o que aconteceu hoje.
Sobre o secretariado, o prefeito eleito disse que pediu aos partidos que fazem parte de coligação vencedora que elaborassem listas triplices para que ele decidisse quem ocuparia os cargos, e que isso ainda não aconteceu completamente, por isso ele prefere não anunciar nenhum nome.
COMISSÕES DE TRANSAÇÃO
Governo em exercício:
• Hercules Maia Kotsifas, secretário de Governo;
• Domingos Trevizan Filho, chefe de Gabinete;
• Douglas Galvão Vilardo, procurador-geral do Município;
• Orlando Chiqueto Rodrigues, secretári o de Fazenda;
• Nayara Malheiros Caruzzo Fernandes, secretária de Educação;
• Leidyani Karina Rissardo, secretária de Saúde;
• Maurício Domingos, secretário de Compliance e Controle;
• Bruna Barbosa Barroca, diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá;
• Kamila Ferreira Lima, superintendente da Secretaria de Obras Públicas;
• Talita Rezende Torcato Pereira, superintendente da Secretaria de Urbanismo e Habitação;
• Alexandra Fante Nishiyama, superintendente da Secretaria de Comunicação;
• Welita Rubia Pizzi, diretora do Cerimonial.
GOVERNO ELEITO