Festa do 33º Aniversário de Ângulo começa hoje, 1, com shows e Leitoa ao Fogo de Chão

Cidade vive seu melhor momento histórico com aumento do índice de desenvolvimento humano e crescimento da taxa populacional, mas para chegar a isso, teve que superar muitas dificuldades.

A cidade de Ângulo que hoje se prepara para comemorar seu 33º aniversário, é bem diferente daquela que nos primeiros anos após a emancipação política teve que lutar contra a corrente para poder deixar para trás o status de patrimônio. A festa está marcada para começar hoje, 1 e segue até dia 3 de setembro; e os motivos para comemorar vão desde o aumento do índice de desenvolvimento humano que saltou 0,459 em 1991 a 0,742 em 2019, às receitas do município que só aumentaram nos últimos dez anos e ao PIB per capita que chegou a quase R$ 48 mil em 2020.

A HISTÓRIA E A ORIGEM DO NOME

Foi da doação de 30 alqueires de terras que três cidadãos russos,

donos da Fazenda Dois Irmãos fizeram em 1961, que nasceu a área

urbana onde hoje é a cidade de Ângulo. Naquele tempo, o vilarejo

pertencia a Iguaraçu e ganhou esse nome porque os colonizadores e

fundadores da cidade perceberam que os traçados das estradas de acesso

formavam um ângulo nas divisas das terras da Companhia Melhoramentos

Norte do Paraná com as terras do Estado, Gleba Interventor e com

a Estrada que ligava Iguaraçu a Maringá.

 

Em 1993, o distrito foi elevado a município, e de lá para cá, entre altos e baixos, a cidade resistiu, se organizou e hoje apresenta resultados que são considerados muito bons para municípios de pequeno porte.

De acordo com o Censo 2022, Ângulo, cidade que fica a 45 km de Maringá, tem 3.325 habitantes. Seguindo a tendência da maioria dos municípios do Paraná, a cidade teve taxa de crescimento populacional de 13,15% em relação a 2010.

Na política, a cidade teve cinco prefeitos antes do mandatário atual; todos de partidos diferentes; um deles, chegou a ser cassado, e seu sucessor faleceu durante o mandato. Atualmente Ângulo vive seu melhor momento histórico. O prefeito atual, é Rogério Bernardo; ele está em seu segundo mandato.

Rogério também é presidente da Amusep, e por lá, também já está em seu segundo mandato.

A FESTA

O bom momento do município vai ser comemorado com uma programação rica em shows que começam com  Bruna Viola, Elder e Graziele nesta sexta-feira, 1, continuam com Léo e Raphael, Gabriel Bianchi, além do DJ André Olly e Banda Tennese no sábado, 2, e se concluem no domingo, 3, com Julio Felex e com o Grupo As Cores do Samba no domingo, 3.

Entre as outras atrações da programação, destaque para o Parque de Diversões que terá ingresso gratuito todos os dias da festa. Haverá também barracas de alimentação, e no domingo, 3, acontece o ponto alto da festa com o tradicional almoço com a Leitoa ao Fogo de Chão.