“Fundos de Previdência Próprios pedem socorro”, diz prefeito reeleito de Lobato Fábio Chicaroli. “Ou Governo Federal nos ajuda ou é bancarrota”

Experiente Fabinho vai cumprir seu quarto mandato de prefeito de Lobato

foto - OFATOMARINGA.COM

"Fundos de Previdência Próprios pedem socorro", diz prefeito reeleito de Lobato Fábio Chicaroli.

Entre os 60 prefeitos que participaram da Caravana da Associação dos Municípios do Paraná em sua edição maringaense na última quinta-feira, 24, estava o experiente prefeito de Lobato – Fábio Chicaroli, o Fabinho.

Ele acaba de vencer a eleição para prefeito pela quarta vez e vai governar a cidade de 2025 a 2028; antes ele já havia vencido as eleições de 2005, foi reeleito para administrar de 2009 a 2012 e está terminando seu terceiro mandato em 2024.

Em prática Fabinho já governou Lobato por doze anos e quando terminar seu novo mandato será o prefeito que governou a cidade pelo maior número de anos.

O recorde é admirável, mas administrar uma cidade que tem cerca de 5 mil habitantes não é uma tarefa fácil.

Fabinho diz que é uma grande responsabilidade que ele assume com cada pessoa que vive na cidade e que o peso de governar diminuiu a partir do momento que o sistema de associativismo entre os municípios ganhou força. O prefeito lembra que inclusive já exerceu o cargo de presidente da Amusep em 2016, e que os resultados que o trabalho de grupo vem obtendo o fez entender e perceber as necessidades dos outros municípios que muitas vezes são as mesmas de Lobato.

Seguindo a linha do que disse durante o encontro o secretário de Indústria e Comércio do Paraná – Ricardo Barros – “A união faz a força e os prefeitos sabem disso”, e também as palavras de Silvio Barros que acaba de ser eleito para governar Maringá pela terceira vez, “Juntos podemos mais do que qualquer um de nós individualmente”, Fabinho explica que é mais produtivo trabalhar em modo coletivo.

Apesar de toda a experiência acumulada, o prefeito diz que é preciso sempre estar buscando atualização e que tanto a Amusep quanto a AMP têm oferecido ocasiões de formações para servidores e administradores, e que isso tem feito muita diferença na vida do município.

“A cada dia que passa em uma administração, mesmo o prefeito tendo uma vasta experiência, ele vive aprendendo e através da associação ele consegue também compartilhar o que aprende e aprender com os outros prefeitos”, disse Fabinho.

O CALO DO FUNDO DE PREVIDÊNCIA

O prefeito de Lobato lançou um apelo sobre o fundo de previdência próprio dos municípios. “Eles estão pedindo socorro”, sentencia Chicaroli. “O Governo Federal preparou uma desoneração para os municípios que estão no INSS; eles sairam de 21% de contribuição patronal para 8%, já nós que temos fundo de previdência próprio continuamos a sofrer pagando com recursos próprios. Municípios que tem fundo de previdência próprio estão próximos da bancarrota; é verdade, estão próximo de uma falência. Esse tema tem que ser tratado com urgência em todos os níveis, mas sobretudo pelo Governo Federal que é quem tem o poder para mudar isso”, concluiu o prefeito.