Por – José Carlos Leonel
O Aruko entrou em campo com o resultado à favor; o 0 a 0 lhe garantia a conquista dos dois objetivos, vaga na primeira divisão e na final do campeonato.
Demorou dez minutos para que a superioridade do Aruko se traduzisse em chance de gol, mas quando veio foi com uma bomba de Dionatan, defendida com muita dificuldade por Pezão que pegou, largou e pegou de novo. O PSTC tem bom goleiro, assim como o Aruko que tem Thiago Santos que dois minutos mais tarde foi chamado a fazer uma defesa dificil em um chute da intermediária que parecia despretensioso, mas que deu trabalho.
O PSTC veio com uma estratégia clara; marcar alto para tentar o gol que reabriria a disputa, e depois da resposta imediata à ameaça do Aruko, o jogo seguiu equilibrado e com poucas chances de gol.
Aos 19 minutos o PSTC chegou bem de novo e obrigou Thiago Santos a fazer uma defesa a queima roupa. Bola cruzada quase da linha de fundo, o centro avante Bruno desvia o cruzamento no primeiro pau, e a bola só não entra porque Thiago estava muito bem colocado.
A resposta do Samurai Pé Vermelho veio só com um gol aos 20 minutos.
Thiago Miranda acha André Carlos na área, o artilheiro da um leve toque na bola que escorre rasteirinha tirando o goleiro Pezão que esperava por um toque por cobertura.
Se a vantagem de o empate lhe fazer avançar já era uma comodidade, depois do gol de André Carlos ficou melhor, mas isso não significa que a partida ficou mais fácil. O PSTC que não tinha mais nada a perder partiu para cima entre os 25 e os 35 minutos do primeiro tempo. O PSTC segue no abafa e aos 39 minutos num chute de Sérgio de fora da área e que contou com o morrinho artilheiro quase engana o goleiro Thiago que coloca para escanteio.
Destaques do primeiro tempo, Thiago Miranda e André Carlos que aos 44 do primeiro repetiram a jogada do primeiro gol; dessa vez Pezão se antecipou e evitou o pior. Juan também chegou com uma cabeçada que passou rente à trave após escanteio pela direita de quem ataque em direção à avenida Colombo.
O primeiro tempo termina com o Aruko na frente e jogando bem. Os cerca de 500 torcedores que foram ao estádio e que viram a chuva chegar no intervalo do jogo, perceberam que por trás do Aruko tem um projeto sólido e que não vai parar por aí. No ano que vem tem a primeira divisão e o derby com o Maringá Futebol Clube.
Em Campo Largo o primeiro tempo terminou com o placar de zero a zero, resultado que o coloca na final contra o Aruko. Um detalhe: O Andraus é um dos dois times que bateram o Aruko neste campeonato. O jogo foi na primeira rodada em Campo Largo.
Reveja a partida transmitida pela Samurai Black TV – A tv do Aruko, que novamente será comandada por Marcelino Silva,
que também é responsável pelos comentários, terá reportagens de Ivaldo Maciel e narração de Marcelo Henrique Galdioli.
SEGUNDO–TEMPO
A tônica do segundo tempo foi com a Aruko criando perigo e com o PSTC se aventurando sem a menor chance de sucesso. Aos 15 minutos, André Carlos, o autor do gol do jogo, saiu machucado. Em seu lugar entrou Juninho que já entrou chutando para o gol aos 18 minutos.
Mateus Martins em jogada individual driblou dois jogadores invadiu a área da Prudente de Moraes pela esquerda e meteu no canto direito do goleiro Pezão que só pode assistir a bola chegar ao fundo da rede. Com dois a zero no placar a porteira se abriu de vez e o Aruko quase chegou ao terceiro aos 22 minutos.
O PSTC é valente e Gatti meteu de cabeça para o fundo das redes aos 23 minutos. Depois do gol o PSTC se assanhou Bryan soltou uma bomba para a bela defesa de Thiago Santos. O jogo que parecia que tinha acabado começou a ficar dramático, mesmo sabendo que o PSTC teria que fazer dois gols em menos de 20 minutos. Aos 30 minutos o zagueiro Fujita do PSTC leva vermelho e prejudica o PSTC que tentava reagir em um momento positivo do jogo.
O PSTC perdeu forças e o Aruko se fechou mais ainda para dificultar a vida do time do norte velho.
Entretanto, em Campo Largo o Foz abria o placar e levava a disputa pela vaga na final.
Os contra ataques ficaram à disposição do Aruko que quase chegou ao terceiro com Mendes aos 39 e depois com Lucas Lourenço aos 41. Muito desperdício, mas pelo menos acontece em um momento em que pode acontecer.
Final de partida, Aruko 2 a 1. Missão cumprida. Vaga na Primeira Divisão garantida e de quebra a chance de jogar a volta das finais em casa.
A equipe da Samurai Black TV escolheu Thiago Miranda como melhor jogador em campo. O número 10 do Aruko deu o passe para o primeiro gol e fez a diferença no meio campo na criação e ligação rápida com o ataque.
O adversário saiu após cobranças de pênaltis. O Foz mostrou mais competência e converteu as cinco cobranças, já o Andraus perdeu uma cobrança e viu a vaga para a Primeira Divisão escapar pelo segundo ano consecutivo.
No próximo domingo (5) em Foz, acontece a primeira partida da final contra o Aruko
No dia 12 a finalísisma em Maringá com o jogo de volta no Willie Davids.