A formatura dos 387 policiais militares que vão reforçar a segurança de Maringá e de 116 cidades do noroeste do estado recebeu um grande público que lotou as arquibancadas cobertas do Estádio Regional Willie Davids.
A festa de hoje em Maringá foi precedida nos dias anteriores pelas de Londrina e Curitiba, que também tiveram cerimônias similares. No total, o Paraná passa a contar com 2.482 novos policiais; 487 destes são mulheres.
Os novos policiais foram aprovados no maior concurso público da história da corporação que contou com concorrentes de todos os estados do país.
O governador Ratinho Junior chegou e foi direto para o gramado do WD, onde parou por alguns instantes para posar para uma foto junto com os jogadores do time de Futebol Americano do Maringá Pyros que no próximo dia 23, disputa uma partida contra o Wolves UTFPR.
Depois o governador foi direto ao palco montado na linha de fundo do campo da avenida Colombo, onde assistiu a chegada dos novos praças e autorizou o comandante de tropa a dar início à cerimônia
Em seu discurso, Ratinho Junior frisou o impacto gerado com o aumento do efetivo policial em todas as regiões do Paraná, que totalizam 2.482 PMs espalhados pelos cinco Comandos Regionais da Corporação. “A segurança pública se faz primeiramente com capital humano, com forte presença física dos policiais nas ruas, o que se reflete na redução dos índices de criminalidade no Estado”, afirmou o governador.
ASSISTA A VIDEORREPORTAGEM SOBRE A FORMATURA DOS POLICIAIS MILITARES
EM ENTREVISTAS A OFATOMARINGA.COM, AUTORIDADES COMENTARAM
A IMPORTÂNCIA DA FORMATURA DOS NOVOS POLICIAIS MILITARES
O Secretário de Segurança Pública do Estado do Paraná – Coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse em entrevista a OFATOMARINGA.COM que é um momento importante para as forças de segurança do estado que recebem mais de 2,5 mil novos policiais militares na corporação e que terminou a era de municípios que dependiam da segurança da polícia de outras cidades.
“Todas as 399 cidades do Paraná passam a ter no mínimo seis policiais; nós tínhamos 94 destacamentos onde não havia policiamento fixo e que dependiam de outras cidades que ficavam até a 50 km de distância”.
Hudson enfatizou a qualidade do treinamento que os novos praças receberam; disse que é mais tecnológico e mais humano e que a PM do Paraná passa a ser Polícia Cidadã. “A Polícia vai se adaptando á sociedade e buscamos incluir cada vez mais todas as pessoas, por isso passamos a ter mais treinamentos e atendimentos a pessoas surdas, com autismo, contra casos de violência doméstica e maior ênfase aos direitos humanos’, completou o secretário estadual de Segurança Pública.
Os prefeitos de Maringá e Sarandi também enfatizaram como a chegada de novos policiais vai ajudar a suprir carências de efetivo que já duravam muitos anos e que os municípios tiveram que se unir à PM para buscar auxílio e formação para terem suas próprias Guardas Municipais que atuam em sinergia as forças do estado.
“É um dia histórico para Maringá; e ficamos felizes em poder colaborar com a PM que faz um trabalho muito importante de atuação nas ruas com a prevenção e nós como cidade, procuramos oferecer informação através de nossa central de operações e monitoramento, que funciona na Guarda Municipal. Só vamos descansar quando a população tiver mais segurança”, disse Ulisses
“É um dia importante para Sarandi, porque pela manhã recebemos a visita do secretário de Segurança do Estado e agora podemos ver se materializar a formação de policiais que serão destinados a todo o noroeste, inclusive para nossa cidade. Estamos nos preparando uma nova leva de Guardas Municipais que vão fortalecer a segurança na cidade junto com a Polícia Militar e seus novos componentes”, disse Volpato
O Tenente Coronel Ademar Paschoal – Comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná(CRPM) destacou o aumento da qualidade do curso de formação de dez meses pelo qual os novos praças foram submetidos e exaltou também a maior presença de mulheres entre os formandos.
“Eles passaram por um curso de dez meses e por um estágio operacional que foi ministrado por policiais experientes e que são referências dentro da PM no estado. Estão prontos, preparados para serem distribuídos e imediatamente começarem a fazer o trabalho de polícia em toda a nossa região noroeste. Essa formação contou por exemplo com policiais que estavam comandando da Choque; eles ministraram cursos de formação de grande competência e por isso temos certeza que farão um grande trabalho para a segurança da população. As mulheres também se destacam e estão fazendo a diferença, mostrando capacidade, conduta precisa, trazendo observações importantes e determinação, tanto que superaram essa preparação que exige muito do recruta”, explicou Paschoal.
A sinergia com todas as forças de polícia, foi destaca pelo Inspetor Chefe da Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal do Paraná – Pedro Faria.
“Nós sempre trabalhamos juntos, e a cooperação entre as forças é muito importante para que os trabalhos obtenham maior êxito. O ingresso dos novos policiais é importantíssimo para todo o sistema de segurança. Trabalhamos de forma integrada e no noroeste do Paraná essa sinergia tem culminado com apreensão de grandes volumes de drogas e armas. Quero dizer aos novos praças, que serão muito bem vindos e que eles precisam saber que ingressam numa Polícia Militar fortalecida e honrada e nós esperamos que façam carreira dentro dela”, augurou o Inspetor chefe de PRF/PR na região