O governo do Paraná protocolou ontem no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, o pedido de prisão da presidente da APP Sindicato – Walkiria Mazeto.
A Procuradoria Geral do Estado argumenta que o descumprimento de ordem judicial que determinou o fim da greve dos professores representa crime de desobediência. O documento é assinado pela Procuradora Mariana Waihrich.
Além do pedido de prisão, o governo do Paraná pede que o sindicato seja multado em R$ 100 mil por dia de greve.
A greve dos professores que nesta quarta-feira, 5, completa 3 dias, começou quando o governo enviou à Assembleia Legislativa o projeto Parceiro da Escola que acabou sendo aprovado pelos deputados com 38 votos à favor contra 11 contrários. Uma liminar obtida pelo governo no final de semana estabelecia que a greve não deveria acontecer enquanto a APP não apresentasse um plano para garantir o funcionamento mínimo dos serviços.
Na segunda-feira, 3, data em que a greve estava marcada para começar, a APP Sindicato informou que não havia sido notificada e manteve o movimento.
A APP sustenta que 80% dos professores estão parados, já o secretaria de Educação diz que 93% dos professores estão trabalhando.