O historiador maringaense JC Cecílio que atualmente vive em São Paulo, começa 2025 com suas pesquisas na Cidade Canção. Desta vez ele escolheu registrar através de suas fotografias, o grupo de Folia de Reis – Unidos pela Fé que atualmente tem como líder o senhor Aparecido Canuto. A Folia de Reis é considerada desde 2017 como Patrimônio Cultural Imaterial. Em Maringá, seguindo a tradição, os foliões começaram a percorrer os bairros no dia 24 de dezembro e seguem com as manifestações até o dia 06 de janeiro.
TRADIÇÃO
A Folia de Reis é uma festa popular de caráter religioso e de tradição cultural que compõe o Folclore Brasileiro. A tradição diz que nos 12 dias sucessivos ao nascimento de Jesus, os grupos de Santo Reis devem percorrer cidades ou bairros fazendo paradas em casas de quem se dispõe a recebê-los. São 12 dias que relembram o trajeto feito pelos 3 Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que do Oriente foram até Belém e no dia da Festa da Epifania encontraram Jesus.
Veja a galeria de fotografias registradas por JC Cecílio
Na próxima segunda-feira (6), o grupo Unidos pela Fé conclui sua peregrinação pelos bairros da cidade. Muitas famílias abrem as portas para receberem a comitiva de Reis. Juntos, devotos e comunidade celebram o nascimento de Jesus Cristo e rememoram a saga dos Reis Magos.
Veja os vídeos registrados por JC Cecílio
No domingo (12) a partir das 11h acontece na Capela Nossa Senhora Aparecida um almoço de encerramento da peregrinação. A Capela Nossa Senhora Aparecida fica na Avenida Guaiapó, 4. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita.
Vamos relembrar a reportagem que a redação de OFATOMARINGA.COM realizou com a família Viana em janeiro de 2018.