Idosos enfrentam sol e fila para receber vacina contra Covid no Mandacaru, mas “processo de imunização flui bem”

Idosos enfrentam sol e fila para receber vacina contra Covid no Mandacaru, mas "processo de imunização flui bem"

Maringá voltou a vacinar com a primeira dose contra a Covid neste sábado, 10, depois de dez dias vacinando somente idosos e profissionais de saúde que tinham direito à segunda dose. Na UBS Mandacaru a fila ainda era grande por volta das 12h30, “mas o trabalho flui bem”, como disse uma das servidoras da saúde, responsável pela distribuição de senhas aos idosos com idades igual ou superior a 66 anos. 

Ao chegar à unidade de saúde, o idoso recebe uma senha com um número e pode pegar uma cadeira e se sentar onde quiser para aguardar a chamada para entrar no pátio do posto. Muitas pessoas se sentaram sob árvores para evitar o sol forte da manhã deste sábado. Apesar da espera de até 60 minutos para concluir o processo não havia ninguém reclamando.

LEIA TAMBÉM

*  “Vamos acreditar mais na ciência”, disse Dom Severino Clasen ao receber 1ª dose da vacina contra a Covid-19

Quando o número é chamado, o idoso entra e é acomodado sob uma tenda montada no pátio da unidade. Aos poucos as pessoas são chamadas sempre pelo número de senha para entrarem na sala de vacinação e receber o imunizante.  

O senhor Darci de 76 anos, veio tomar a primeira dose somente neste sábado; ele conta que no dia em que passou a ter direito veio à UBS mas a fila era grande e ele decidiu ir embora. Com o fim do lote das vacinas ele acabou ficando para trás, mas hoje finalmente recebeu a dose de AstraZeneca. “Estou muito feliz, não via a hora de tomar a vacina”. 

Neusa de Oliveira disse que não queria tomar a vacina, mas os filhos a convenceram a tomar. A idosa aproveitou e trouxe um pacote de macarrão para doar à campanha “vacina contra a fome” do Provopar. A doação não é obrigatória mas é bem vinda. Os alimentos serão distribuídos a famílias que estão passando por dificuldades financeiras agravadas pela pandemia e pelas restrições que a crise sanitária trouxe ao mercado de trabalho.  “Estou muito feliz, decidi tomar a vacina e trouxe um pacote de macarrão para ajudar quem precisa”, disse a senhora que havia acabado de receber a senha ainda fora da UBS. 

A vacinação prossegue até às 5 da tarde em todas as UBS da cidade. A prefeitura ainda não sabe se haverá doses suficientes para que a vacinação prossiga também no domingo, 11. 

CLIQUE PARA ASSISTIR A   TV WEB O FATO MARINGÁ