Maringá perde o publicitário Maurício Borges

Maringá perde o publicitário Maurício Borges

foto – O FATO MARINGÁ 

Maringá acordou nesta terça-feira, 16, com a triste notícia que esta redação jamais gostaria de publicar. A morte precoce do amigo de mais de 30 anos, vítima em conseqüência de um acidente de trânsito na rodovia PR 444 entre Marialva e Mandaguari, ocorrido no último sábado, 13. Maurício Borges estava acompanhado pelo cineasta Orlando Chavatta, que sofreu ferimentos menos graves no choque frontal com um carro que procedia na direção contrária e que invadiu a pista onde trafegava o veículo do publicitário.

A FAMÍLIA

Maurício nasceu em São Paulo, em 16 de outubro de 1963, filho de Mirna e Waldomiro Borges (já falecido); era marido da bailarina e empresária Daisa Poltronieri, pai de Ana Clara e de Maria Glória Poltronieri Borges, vitima de feminicídio em 26 de janeiro de 2020, coincidentemente em uma cachoeira no município de Mandaguari, local do acidente que vitimou Maurício.

Em 2021, Maurício, Daysa e Ana Clara inauguraram o monumento “Feminino é Sagrado” na praça de Todos os Santos em frente ao Teatro que passou a receber o nome da filha assassinada, Teatro Reviver Magó.”

O PROFISSIONAL 

Maurício é sem dúvida nenhuma, um dos maiores nomes do mundo publicitârio do Paraná. Borges ganhou mais de 40 prêmios pelos trabalhos realizados. Para quem o conhecia profissionalmemte, restam lembranças como a da célebre Agência de Publicidade Poppi e Borges. Formado em Publicidade pela Fundação Armando Alvares Pentado, FAAP, São Paulo – SP – Veio a Maringá, fazer um trabalho, há cerca de 35 anos, e escolheu a cidade para viver.


Pós-graduado em Marketing e Percepção pela UNOPAR, Londrina, foi professor no Cesumar (Maringá-PR) e Unipar (Umuarama-PR). Diretor de Comerciais, Diretor de Fotografia, roteirista e cenógrafo, teve grande atuação em marketing político, com mais de 30 anos de experiência no mercado do sul do país.

Dirigiu comerciais para a tv com nomes importantes como Lima Duarte em 1988.  Realizou um festival de cinema nos anos 1990 na cidade canção. Profissional de alto gabarito, dirigiu diversas campanhas políticas para prefeito e para candidatos a deputados.

A viagem de Maurício e Orlando era mais uma das etapas de sua vida profissional; eles se dirigiam a Arapongas onde realizariam produção em video.

O POLO DE CINEMA

Recentemente Maurício entrou numa batalha incessante para fazer de  Maringá um novo Polo de cinema nacional. O Polo de Cinema do Paraná, aos poucos está se transformando em realidade, e Mauricio junto com outros profissionais como José Padilha e o próprio Orlando Chavatta conduziam os trabalhos do Polo e apoiavam produções locais.

foto – Ligiane Ciola

foto – Ligiane Ciola

Nas fotos acima, realizadas na semana passada e retrasada, mostram Borges participando dos encontros setoriais promovidos pela Semuc e das discussões sobre a distribuição dos recursos da Lei Cultural Paulo Gustavo.

foto – Marquinhos Oliveira

No dia 2 de julho, o amigo Maurício Borges prestigiou a Avant Première de Isso Fala Mais de Você, documentário produzido por este Portal de Notícias. A redação de O FATO MARINGÁ se une ao luto da família neste terrível momento de dor e separação.

O velório está previsto para acontecer nesta quarta-feira, 17, a partir das 8h30, no Cemitério Parque – sala 1 do Prever.