Com 12 votos favoráveis e apenas três contrários a Câmara Municipal de Maringá aprovou na manhã desta segunda-feira, 19, durante sessão extraordinária, o aumento do número de vereadores de 15 para 23 a partir da próxima Legislatura em 2025.
Maringá já teve 21 vereadores no passado, mas acabaram sendo reduzidas após pressão popular e da Associação Comercial.
Na sessão que aprovou a primeira votação houve muita confusão e foi preciso a intervenção a Polícia Militar para conter os manifestantes mais alterados.
Na sessão de hoje, dois vereadores que haviam assinado o projeto de Lei, mudaram de ideia e votaram contra. São eles, Rafael Roza (PROS) e Paulo Biazon (União Brasil) que fizeram coro com Cris Lauer (PSC), mas terminaram sendo votos vencidos.
Segundo o site Maringá News, a presidência da Câmara de Maringá vai receber notificação da decisão do juiz Leandro Albuquerque Muchiuti, da 2ª Vara da Fazenda Pública, a respeito de mandado de segurança cível a respeito da discussão do Legislativo sobre o aumento do número de cadeiras, de 15 para 23 vereadores. O pedido é para que seja realizado plebiscito junto à população para a autorização ou não do aumento do número de legisladores.
Veja o momento da votação