foto – ASC/PMS
O preço anunciado na prateleira era de R$ 3,99, mas na hora de passar pelo caixa subiu para R$ 4,98. Este é só um dos exemplos que os fiscais do Procon de Sarandi encontraram em um Supermercados da cidade durante uma fiscalização. O diretor do Procon de Sarandi, Lucas Dornellos, explica que durante o processo de averiguação, os fiscais levam cerca de 45 produtos ao caixa, onde verificam se realmente está havendo a divergência de preço.
“Se ao passar pelo caixa o consumidor constatar que o valor cobrado é maior do que o informado na prateleira, deve exigir o cumprimento da oferta da gôndola e pagar o menor valor, conforme o artigo 35, inciso I do Código de Defesa do Consumidor. Mesmo que o consumidor venha constatar a divergência do valor somente após concluir a compra, o estabelecimento deve ser contatado para que seja estornado o valor pago a mais.
Dornellos ressalta a necessidade de o consumidor sempre guardar o cupom ou nota fiscal para eventuais reclamações”, enfatiza Dornellos.
Os estabelecimentos que foram constatadas essas irregularidades, têm 10 dias para apresentar defesa e poderão ser multados.
Denúncias ou dúvidas podem ser enviadas pelos canais oficiais:
– Fale Conosco link: www.sarandi.pr.gov.br/web/
– Disk PROCON: (44) 3126-9508
– Sede: Rua Castro Alves, 952, Jd. Independência.