Veja as entrevistas com o secretário Gilberto Purpur e com o vereador Alex Chaves (MDB). Com atraso de mais de dois anos por causa da pandemia, Plano de Mobilidade foca na segurança no tráfego.
A Câmara Municipal aprovou em primeira discussão com 13 votos favoráveis o projeto de Lei 110/2022, o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) – do município.
O secretário municipal de Mobilidade Gilberto Purpur participou da sessão e conversou com redação de O FATO MARINGÁ. Purpur explica que a aprovação é importante porque além de se tratar de uma exigência legal já que todos os municípios com mais de 250 mil habitantes tem que ter para evitar que Maringá vá ao encontro de sanções administrativas que podem culminar até mesmo com bloqueio de repasses de recursos federais, estadual e externos relacionados ao trânsito. O secretário lembrou que há um atraso de mais de dois anos na aplicação do PlanMob e que isso se deve sobretudo à Pandemia que impediu a realização de pesquisas já que o trânsito durante o período mais grave da crise sanitária ficou totalmente modificado.
O vereador Alex Chaves (MDB) – líder do Executivo na Câmara disse em entrevista a O FATO Maringá que o projeto apresentado hoje, 01, foi amplamente discutido com a sociedade e que ele conversou muito com os vereadores para sanar eventuais dúvidas.
“A presença do secretário Purpur aqui na Câmara foi fundamental para deixar claro que esse plano tem intenção de privilegiar todo o trânsito trazendo mais segurança para pedestres, ciclistas e para toda a coletividade”, disse Chaves