Batem-se números recorde de novas infecções por Covid-19. A Rússia atingiu na sexta-feira o maior número diário de novos casos desde o início da pandemia – quase cinquenta mil.
A Roménia também fechou a semana com o maior número de novos casos COVID-19 de sempre e sistema de vacinação no país é o segundo mais lento da Europa.
A Polônia atravessa a quinta onda da pandemia. Esperando um pico ainda maior, o Primeiro-Ministro do país, Mateusz Morawiecki, anunciou novas medidas, incluindo testes gratuitos em farmácias e mais camas nos hospitais.
Entretanto, alguns países começaram a flexibilizar as restrições sanitárias, foi o caso do governo da Bélgica apesar do aumento das infecções.
A Irlanda acordou neste sábado com a maior parte das restrições sanitárias levantadas, um anúncio feito pelo Primeiro-Ministro do país. As regras que permanecem em vigor são a utilização de máscaras, o auto-isolamento após teste positivo à COVID-19 e a necessidade de um passe sanitário para viagens internacionais.
A sub-variante da Omicron, BA.2, já se instalou em países como Dinamarca, onde já é responsável por metade dos casos sequenciado e existe a possibilidade que seja ainda mais transmissível.
EURO NEWS