O FATO AO VIVO: “Alegar economia para propor extinção de pequenos municípios “é um absurdo”, diz deputado Evandro Araújo (PSC)

Deputado participou da Audiência Pública em defesa dos pequenos municípios que aconteceu na Alep na segunda-feira, 12

O FATO AO VIVO: "Alegar economia para propor extinção de pequenos municípios "é um absurdo", diz deputado Evandro Araújo (PSC)
                
                    Deputado participou da Audiência Pública em defesa dos pequenos municípios que aconteceu na Alep  na segunda-feira, 12

O deputado estadual do Partido Social Cristão – (PSC), Evandro Araújo, participou neste domingo, 16 em Sarandi da entrega de 7 veículos ao município, adquiridos em parte com recursos próprios mas também com participação do Plano de Apoio aos Municípios, PAM, além de emendas parlamentares. 

Araújo explicou que teve a oportunidade através de uma emenda parlamentar, de escolher uma entidade para doar um veículo Pick up. “Escolhi, o PROMEC que se ocupa de menores e que faz um grande trabalho no território”. Eu tenho um sentimento que Sarandi foi muito prejudicado na sua história, pois quando foi desmembrado de Marialva ficou praticamente sem estrutura e tudo o que nós pudermos fazer para melhora o Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, dessa cidade, nós faremos. Ajudar as entidades é um modo de fazer isso também. É uma devolução dos impostos, pois reconhecemos que fomos eleitos para ser um canal que exija que isso aconteça,” concluiu o deputado,

EXTINÇÃO DE MUNICÍPIOS  

“A extinção de municipios com menos de 5 mil habitantes sob alegação de economia é um absurdo”, comenta o deputado Evandro Araújo e reforça a ideia de que a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – ALEP, em sua totalidade de deputados, “lutará para que isso não aconteça,” enfatizou o deputado Evandro Araújo.

O deputado conta que durante a Audiência Pública sobre o tema realizada pela Alep na segunda-feira, 12, foram apresentados dados que “demonstram e jogam luz sob uma proposta que nasce em um gabinete, distante das cidades, que não conhece as realidades, que olha só para os números e despreza as pessoas“, explica Araújo.

De acordo com o parlamentar, “é consenso que a arrecadação do Governo Federal vem dos municípios”, e que colocá-los em dependência de outros municípios que também estão em dificuldades, “piora ainda mais a situação. Muitos municípios agrícolas arrecadam através do setor primário e o Estado é muito beneficiado por isso”, comenta Araújo.

O deputado defende que se o Governo Federal ou alguém crê que seja necessário fazer mudanças estruturais, antes é necessário fazer estudos e propor correções, “mas não extinguir municípios”. O município diz Araújo, “está no planejamento da atividade pública e a extinção além de ser inviável economicamente, desestrutura o serviço público. Só a população perde sem que o Estado ganhe nada com isso, depois tem a questão das raízes, da cultura, nós devemos ajudar os municípios, pois quando eles estão fortes, o país também está”, concluiu o deputado.