OMS divulga novo guia sobre uso de capacetes para motociclistas

Aumento do uso do veículo e baixa adesão a acessórios seguros e de qualidade ameaçam vidas e coincidem com alta no número de mortes nas estradas em países de baixa e média rendas, diz agência da ONU.

foto: /Javier de la Maza Ciclista em Manhattan, Nova Iorque

 

Um novo manual para autoridades dos países-membros da Organização Mundial da Saúde, OMS, pretende reduzir as mortes no trânsito com informações sobre a utilização do capacete.

O guia, lançado, na semana passada, em inglês, The second edition of the Helmets Manual, pretende ajudar a aumentar a adesão aos capacetes pelos motociclistas.

Capacetes reduzem ferimentos cerebrais em até 74%

O manual oferece conselhos aos líderes políticos e legisladores sobre regulações e ações que visam o uso seguro de capacetes de qualidade para prevenir a morte nas estradas.

 

 

O traumatismo craniano e traumas na cabeça são a maior causa de morte de condutores de motos. Segundo a OMS, capacetes seguros reduzem o risco de morte em até seis vezes e de ferimentos no cérebro em até 74%. Mas em muitas nações de rendas baixa e média, a utilização é pequena mesmo que o número de motocicletas continue aumentando.

Matts-Ake Belin, da Década de Ação pela Segurança nas Estradas 2021-2030, da OMS, lembra que é preciso ação urgente para conter a subida nos casos de mortes e ferimentos, nos próximos anos.  Dentre os fatores que atrapalham o uso de capacetes estão a falta de segurança e qualidade em acessórios mais baratos e a falta de capacetes para crianças. Além de temperaturas muito quentes e de uma fraca aplicação da lei. Um outro problema são capacetes indevidamente amarrados que acabam por soltar na hora do impacto.

Países têm responsabilidade de atualizar normas

Belin lembra que as autoridades têm a responsabilidade de colocar as leis em prática e de aplicá-las além de atualizar as normas de segurança.

O manual trata ainda de uma lei universal que obrigue o capacete e a análise de dados e legislações, além de criar uma teoria de mudança, monitoramento e avaliação de progressos no setor.

Os sistemas de segurança fazem parte do Plano Global para a Segunda Década de Ação para Segurança nas Estradas, que reconhece os limites do corpo humano para tolerar a força de um impacto, aceitando que as pessoas poderão cometer erros, e por isso tenta mitigar esses equívocos.

Sistema deu certo na Noruega e na Suíça

A abordagem levou a grandes reduções no número de mortes e feridos em países como Noruega e Suíça.

O Manual de Capacetes da OMS foi lançado em Mumbai, na Índia, em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Filantropias.

A publicação é parte de uma série de manuais que são coproduzidos pela OMS, com a participação do Banco Mundial e da Fundação FIA, entre outros.

ONU NEWS