Paulinho Schoffen é o novo secretário de Cultura

foto: Rafael Macri /PMM

O músico, compositor e produtor artístico Paulinho Schoffen foi empossado como secretário de Cultura nesta sexta-feira, 5, no Teatro Calil Haddad. Ele substitui Victor Simião e comandará a pasta responsável pela elaboração de políticas públicas na área da cultura, manutenção das bibliotecas municipais e espaços públicos culturais e preservação do patrimônio histórico. Schoffen foi diretor Cultural e atualmente ocupava o cargo de diretor de Eventos Artísticos e Formação Cultural. O novo secretário tem mais de 30 anos de atuação na área da cultura.

A cerimônia de posse contou com a presença de autoridades, comunidade artístico-cultural e representantes da sociedade civil organizada. Durante o evento, ocorreu a assinatura do decreto que regulamenta o Fundo Municipal de Cultura para financiamento das políticas públicas do setor, com recursos destinados a programas, projetos e ações culturais de forma descentralizada, conforme prevê a Lei Complementar n° 1124/2018.

O prefeito Ulisses Maia agradeceu Victor Simião pelo trabalho desenvolvido em prol da cultura maringaense. Ele também destacou que Paulinho é um importante representante artístico da cidade, com bagagem e experiência. “O Paulinho é um artista que representa exatamente o que eu penso e quero para a cultura maringaense, que é levar a cultura para todos os lugares. Ele sempre trabalhou pela descentralização das artes”, afirmou.

Schoffen agradeceu ao prefeito Ulisses Maia pela confiança nos artistas maringaenses e ressaltou o protagonismo da comunidade artística na consolidação de Maringá como uma cidade cultural. “A partir de hoje, estou secretário de Cultura da minha cidade, onde nasci e onde me formei como artista. Isso é um orgulho que não cabe dentro de mim e que me traz ainda mais ânimo, vontade de trabalhar e enche o meu peito de amor”, citou.

Currículo 

Paulinho Schoffen, de 46 anos, é graduado em Direito (UEM). Com mais de 30 anos de carreira, compôs mais de 40 canções, que foram premiadas em festivais municipais e estaduais e fizeram parte de álbuns autorais de destaque, como ′Traço Básico′ (2009) e ′O Som do Olhar′ (2014). Schoffen também tem carreira internacional, com projetos de Música Popular Brasileira desenvolvidos no Japão, entre 2003 e 2006. É idealizador do ′Cottonet-Clube′, projeto musical que apresenta atualmente.

Como produtor artístico e cultural, criou diversos projetos no município, como o ′Natal em Jazz′ e o ′Maringá Blues Festival′, e produziu shows de artistas nacionais na cidade. Na Prefeitura desde 2019, esteve à frente da coordenação de grandes eventos promovidos pelo município, como o Carnaval, Virada Cultural, Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), além dos shows gratuitos do Roupa Nova, Os Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho, Erasmo Carlos, Raça Negra, Marcelo D2, Gal Costa, Sepultura, entre outros, que foram realizados nos últimos anos.

ASC/PMM