A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu edital de credenciamento para contratação de 40 médicos plantonistas. Os profissionais atuarão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Norte e Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e na Rede de Saúde Mental. Os interessados devem entregar a documentação de habilitação até o dia 30 de maio, às 16h. A abertura dos envelopes ocorrerá em 2 de junho, às 9h, e os primeiros médicos credenciados devem iniciar as atividades em até 20 dias após essa data.
“A medida faz parte de um conjunto de ações para qualificar o atendimento nas unidades de urgência e emergência do município e garantir o encaminhamento adequado dos pacientes.
Segundo a Prefeitura, 70% dos atendimentos realizados
nas UPAs poderiam ser feitos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs),
são casos classificados com pulseira verde, ou seja, sem risco imediato”
Para o prefeito Silvio Barros, o credenciamento representa o primeiro passo na reestruturação da rede de saúde. “O segundo será concluído até 30 de agosto, com a reorganização das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Os agentes comunitários de saúde voltarão às ruas para realizar visitas domiciliares. Com o acompanhamento contínuo nas UBSs, vamos promover a saúde e prevenir doenças, reduzindo a demanda nas UPAs. Sempre digo: cidade saudável é onde as pessoas ficam menos doentes, e isso se conquista com prevenção e promoção da saúde”, destacou.
Como parte do plano de ação, a Secretaria de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou um mapeamento das 99 equipes da ESF distribuídas nas 35 UBSs da cidade. Também foi iniciado o processo de regularização do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) junto ao governo federal. “Temos um compromisso firmado com o Ministério da Saúde de reestruturar as equipes e contratar novos profissionais até 30 de agosto, fortalecendo a Estratégia Saúde da Família e ampliando os atendimentos nas UBSs”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.
Para viabilizar essa expansão, será lançado um Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação de 230 novos profissionais da Atenção Básica: 49 médicos, 15 enfermeiros, mais de 40 técnicos de enfermagem e 144 agentes comunitários de saúde. Também estão sendo intensificadas as capacitações dos profissionais da rede básica de saúde, com foco na prevenção, no acompanhamento contínuo e na construção de vínculo com os pacientes. “Nosso objetivo é promover a saúde da população e orientar ações preventivas como a alimentação saudável, a prática de atividade física, o combate ao tabagismo, a atualização da carteirinha de vacina. Isso exige presença ativa das equipes junto às famílias”, completou Nardi.
Credenciamento médicos plantonistas – Os médicos credenciados receberão R$ 129,66 por hora trabalhada, conforme a Lei Complementar Municipal nº 966/2013, com reajustes anuais baseados no INPC. Serão disponibilizadas até 19.400 horas médicas por mês, totalizando 232.800 horas anuais. O credenciamento permanecerá aberto por 12 meses, permitindo a adesão contínua de novos profissionais. Em períodos de maior demanda, os médicos poderão ser remanejados entre as unidades para garantir a qualidade do atendimento.